
O sábado foi feito para o homem…
20 de janeiro de 2026
“Tu és o Filho de Deus!”
22 de janeiro de 2026
21 de janeiro, 4ª feira, Memória de Santa Inês
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Marcos 3,1-6
Leitura: O que o texto diz?
No Evangelho de hoje Jesus curou o homem de mão seca num sábado e, olhou com tristeza para os fariseus e herodianos que lá se encontravam, por causa da dureza e rigidez de seus corações. Eles vigiavam para ver se Jesus curaria num sábado e, depois disso, passaram a tramar contra Jesus.
Meditação: O que o texto me diz?
Os fariseus e os herodianos observavam Jesus aguardando o que ele faria com o senhor que tinha a mão seca, porque era um dia de sábado, dia de repouso sabático. Eles estavam sempre à espreita, querendo encontrar motivos para eliminar Jesus. Mas, Jesus pensa de forma diferente deles em relação à compreensão e a prática da Lei. Sua finalidade última é preservar o dom da vida e da liberdade. Jesus, demonstrando sua compaixão para com os pobres e marginalizados, realiza, através de atos concretos, a integração dos excluídos na comunidade. Sua prática ética é fundamentada no compromisso com a justiça, a fraternidade e a vida.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Faça sua oração reconhecendo a grandeza da criação que resplandece em ti. És alguém muito amado por Deus, nosso Criador. Aproxima-te d’Ele e deixa-te ser cuidado pela compaixão que abraça toda criatura. Deus vem ao teu encontro. Em tuas necessidades ele te acolhe e te compreende.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
E você? Está preso a algum preconceito que te iniba de curar e ser curado?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Diz Jesus: “O que é permitido fazer: o bem ou o mal? Salvar uma vida ou matar em dia de sábado?” Jesus foi muito corajoso diante de seus opositores ao realizar a cura, na sinagoga. Depois disso já começaram a conspirar para matar Jesus, pois seus novos ensinamentos e ações estavam transformando o modo de ser e viver das pessoas. Era a lógica do Reino de Deus. Estamos em novo tempo, momento de escutar o que Jesus diz e se colocar disponível para a missão. Todos são chamados para realizar ações gratuitas, justas e solidárias, assim como Jesus.



