Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!
26 de maio de 2024A disponibilidade para servir
28 de maio de 202427 de maio, 2ª feira, 8ª Semana do Tempo Comum.
Aquiete seu coração e, para isso, respire profundamente algumas vezes. Em seguida, Peça ao Espírito Santo que ilumine e guie os passos da sua oração.
Leia o Evangelho de Marcos 10,17-27
Leitura: O que o Texto diz?
Jesus é caminho. E no caminho da estrada nos encontra, assim como encontrou alguém que veio correndo querendo saber o que fazer para ganhar a vida eterna. Alguém com uma mentalidade funcional, retributiva, pensando que cumprindo preceitos e ritos religiosos externos, vai receber a vida eterna como retribuição do seu merecido esforço. Esse alguém é cheio de bens e consegue cumprir fielmente a letra fria da lei. Jesus não despreza a lei, mas convida a descobrir o espírito mais profundo da lei que o rico observava desde sua juventude. E propõe uma outra lógica, de doação total.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Esse alguém que encontra Jesus, comumente chamado de “jovem rico”, não era má pessoa e não tinha más intenções. Era um “cidadão do bem”, como dizem, cumpridor dos seus deveres e obrigações. O que lhe faltava então? Jesus apresenta para ele uma novidade do Reino de Deus que inverte valores estabelecidos: propõe, ao invés de acumulação, o esvaziamento… uma proposta concreta, um Deus palpável e não um Deus abstrato da doutrina da lei. O rico, que não conseguiu enxergar Deus palpável nos pobres, também não entendeu e nem teve coragem de aceitar a proposta de Jesus.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
Peça ao Senhor coragem para acolher e viver a proposta de Jesus: Ó Senhor, ajuda-nos a não colocar nossa confiança no dinheiro ou no poder (civil ou eclesiástico), mas em vós, a quem vamos ajudar e tocar a carne ferida, na pessoa do pobre, do doente, do necessitado.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Uma pessoa que vive preocupada com a sua riqueza ou que vive querendo adquirir coisas, pode ela libertar-se de tudo para seguir Jesus? O que esse evangelho provoca em você?
“Para Deus tudo é possível”, diz Jesus. Felizes aqueles que se esvaziam e procuram seguir numa direção contrária da acumulação, aprendendo a viver com poucas coisas. Felizes os que praticam a solidariedade partilhando seus bens, descobrindo que “há mais felicidade em dar do que receber”, como nos lembra o livro dos Atos dos Apóstolos.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Jesus não condena os ricos, mas condena a idolatria do dinheiro. Ele condena a falta de partilha. Dentro das nossas possibilidades, sempre podemos ajudar alguém. Sempre há um pobre Lázaro à porta estendendo a mão. Não os façamos invisíveis…
Equipe Lectionautas