
Bendita és tu entre as mulheres…
17 de agosto de 2025
18 de agosto, 2ª feira, 20ª Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 19,16-22
Leitura: O que o texto diz?
Alguém questiona Jesus sobre o que fazer de bom para ganhar a vida eterna, Jesus sem rodeios e deixando claro que somente Deus é bom, responde: “observa os mandamentos”. Hoje somos convidados a anunciar ao mundo e a todas as pessoas a boa nova de Jesus, seu convite ao desprendimento material e o compromisso com os empobrecidos.
Meditação: O que o texto me diz?
Coloque-se no lugar desse jovem rico. Primeiramente, na postura de quem busca saber o que fazer para ganhar a vida eterna. Todos os dias precisamos nos perguntar o que temos feito para ganharmos o céu. Em segundo lugar, ainda iluminado pelo evangelho, olhe para sua vida e medite se pessoas, situações, bens materiais ou outras coisas, têm sido sua riqueza, a ponto de lhe impedir de seguir a Jesus verdadeiramente, tendo como meta o Reino dos céus. Perceba quais pistas são apontadas para que melhor você possa buscar a vida eterna.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te conceda sabedoria para viver os mandamentos, sobretudo na vivência do amor. Suplica ao Senhor o dom da fé e confiança no seu amor.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você é capaz de viver o desapego e com seus dons, talentos e recursos servir os necessitados?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.” A tristeza e insatisfação daquele jovem rico mostra que apesar da falta de decisão em deixar tudo em prol da vida eterna, seu coração e suas atitudes foram impactados pela resposta de Jesus. Por muitas vezes já sabemos o que Jesus quer de nós, mas não deixamos que sua Palavra realmente gere frutos, que realmente a Palavra realize sua novidade em nosso coração.