Bendita és tu entre as mulheres!
18 de agosto de 2024O apego às riquezas…
19 de agosto de 202419 de agosto, 2ª feira, 20ª Semana do Tempo Comum
Faça silêncio para escutar a Palavra. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que te guie nesta leitura orante.
Leia o evangelho de Lucas 1,39-56
Leitura: o que o texto diz?
Alguém questiona Jesus sobre o que fazer de bom para ganhar a vida eterna. Jesus sem rodeios e deixando claro que somente Deus é bom, responde: “observa os mandamentos”. Hoje somos convidados a anunciar ao mundo e a todas as pessoas a boa nova de Jesus, seu convite ao desprendimento material e o compromisso com os empobrecidos.
Meditação: o que o texto me diz?
Coloque-se no lugar desse jovem rico. Primeiramente, na postura de quem busca saber o que fazer para ganhar a vida eterna. Todos os dias precisamos nos perguntar o que temos feito para garantir o céu. Em segundo lugar, ainda iluminado pelo evangelho, olhe para sua vida e medite se pessoas, situações, bens materiais ou outras coisas, têm sido sua riqueza, a ponto de lhe impedir de seguir a Jesus verdadeiramente. Perceba quais pistas são apontadas para que melhor você possa buscar a vida plena.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que te conceda sabedoria para viver os mandamentos, sobretudo na vivência do amor. Suplica o dom da fé e confiança no seu amor.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
O que essa cena do evangelho provoca em você? Você é capaz de viver o desapego e com meus dons, talentos e recursos servir os necessitados? Somos uma comunidade eclesial capaz de expulsar o mal e curar os irmãos em nome de Jesus Cristo?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.” A tristeza e insatisfação daquele jovem rico mostra que apesar da falta de decisão em deixar tudo em prol da vida eterna, seu coração e suas atitudes foram impactados pela resposta de Jesus. Por muitas vezes já sabemos o que Jesus quer de nós, mas não deixamos que sua Palavra realmente gere frutos, que realmente a Palavra realize sua novidade em nosso coração.
Equipe Lectionautas