
: “Senhor, quantas vezes devo perdoar?”
14 de agosto de 2025
Senhor, me cura de ser grande…
16 de agosto de 2025
15 de agosto, 6ª feira, Memória de Nossa Senhora da Boa Viagem.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 19,3-12
Leitura: O que o texto diz?
Os fariseus se apresentam a Jesus com uma pergunta astuciosa cujo tema é o divórcio, o questionamento tem como ponto de partida a lei de Moisés. A ideia era fazer com que Jesus, em sua resposta se colocasse contra a lei. Contudo, fazendo uso do texto sagrado Jesus lembra o que o livro do Gênesis diz: “Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne”. Revelando assim aos presentes seu ensinamento, Jesus aponta que a grande questão quando Moisés autoriza a carta de divórcio e a resposta para a pergunta dos Fariseus está, na verdade, na dureza de coração ou no caráter inflexível daqueles que receberam a lei.
Meditação: O que o texto me diz?
-“O que Deus uniu, o homem não separe”, diz Jesus no evangelho. A essência do seu ensinamento quer falar-nos sobretudo, que um coração endurecido não é capaz sequer, de compreender e acolher os gestos mais simples, muito menos situações mais complexas e que exigem mais esforço e disposição interior.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor um coração sempre capaz de amar mais a cada dia, a exemplo de Maria, nossa Senhora. Peça também pela paz no mundo, tão carente de amor
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Tens a capacidade de compreender o que nos pede o Criador? Tens a abertura de coração necessária para acolher o que Deus espera de você? Sabes valorizar a importância da família para a vida do mundo? Qual o lugar que o Reino de Deus ocupa em tua vida?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Diz o Pe. Adroaldo Palaoro:
“Que a “faísca do Amor de Deus”, presente nos corações de todos, se transforme numa lavareda, iluminando e aquecendo o cotidiano de suas vidas, inspirando e apontando caminhos para todos aqueles que, em meio às sombras, vivem tateando um sentido para suas existências”.