Quem comer deste pão viverá eternamente!
18 de abril de 2024Senhor, Tu tens palavras de vida eterna!
20 de abril de 202419 de abril, 6ª feira, 3ª semana da Páscoa
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire lentamente pelo nariz. Acalme os pensamentos e respire fundo. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leitura. O que diz o texto?
Leia João 6,52-59.
Quase finalizando o seu discurso, Jesus agora fala não só de carne mas também de sangue. Aquele que alimenta, também sacia. Aquele que dá a comida, também dá a bebida. Felizes são aqueles que comem e bebem na Ceia do Senhor, pois são eles que permanecem em Jesus. Alimentados nesta Ceia, não sairemos dela somente saciados, mas, pela graça do alimento sagrado, nos tornamos morada do próprio Deus pelo qual nós vivemos e de quem recebemos o dom da eterna vida.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Leis novamente Jo 6,52-59. Cada palavra de Jesus nesse discurso precisa penetrar no seu coração. São palavras fortes e ao mesmo tempo confortantes, pois na medida em que Ele alimenta, dá a certeza de sua presença. Você é chamado a meditar nesse instante no mistério sublime que Jesus revela para nós que é fazer-Se comida e bebida para o seu povo. Como você vê essa realidade? Você sente fome e sede de Deus? Parece fácil compreender essas palavras de Jesus ou são difíceis pra você?
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Note como está seu coração depois de fazer este questionamentos. Perceba como está sua fome e sede de Jesus. Ele sabe o quanto você está faminto e sedento dele. Mas Ele deseja ouvi-lo. Fale pra Ele o quanto você é grato por tamanha bondade do Senhor para com a humanidade que caminha tão faminta e sedenta…
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Pare um instante agora. Respire fundo e sinta o ar adentrando em você. Sinta que todo o seu corpo, que é templo do Espírito Santo, e que se une ao Corpo de Jesus de maneira tão sublime quando você O recebe em comunhão, é envolvido pela presença de Deus. Silencie e experimente este contato com o Senhor que se deixa ser encontrado.
Ação. O que o texto me sugere a viver?
Somos agraciados por sermos alimentados pelo próprio Senhor. Mas sabemos que muitos ainda precisam tesr este encontro com o Deus da vida. Ao viver esta experiência de amor, você é chamado (a) a irradiá-la através da sua vida e do seu testemunho. Busque sempre alimentar-se do Senhor, seja na Palavra ou na Eucaristia, e transborde para o mundo esta graça de viver em Jesus e por Jesus.
Ir. Ítalo Mateus Dutra de Oliveira, noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduado em Filosofia pela FAFIC – Cajazeiras-PB; graduado em Teologia pela Unicatólica – Quixadá-CE.