“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração”
4 de junho de 2020“Ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”
6 de junho de 202005/06/2020
Mc 12, 35-37 – “O próprio Davi chama o Messias de Senhor”
Ao meditar a Palavra de Deus você se aproxima cada vez mais da consciência do projeto divino para sua vida. Para este novo dia coloque-se com docilidade diante da Palavra para ser instruído e formado por ela.
Leitura: O que o texto diz?
No texto de hoje, Jesus ensinando no templo interroga o povo a respeito da descendência davídica do Messias. Ele mesmo pertence a essa descendência, mas apesar disso, Ele é maior que Davi. Deste modo, Jesus anuncia o seu senhorio. A autoridade e propriedade com que Jesus falava, gerava satisfação nas pessoas. O que nos mostra que Jesus não falava de um jeito qualquer, sua maneira de ensinar alcançava os corações e as pessoas sentiam algo diferente.
Ao ler esse texto destaque as principais palavras ou frases que lhe chamaram atenção. E reflita de que modo o ensinamento de Jesus causa impacto do seu coração.
Meditação: O que o texto me diz?
O Senhor nos fala de diversos modos e assim ele permanece nos ensinando e nos questionando como fazia com aquelas pessoas no templo. Embora mudem as épocas e as culturas, sua Palavra permanece percorrendo o tempo e quebrando barreiras. Jesus continua a proclamar seu senhorio. Qual tem sido a sua disposição em ouvi-lo? De que modo o texto de hoje te faz refletir sobre o senhorio de Jesus nos acontecimentos da sua vida?
Ouça o próprio Jesus que por sua Palavra fala pessoalmente a você.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
A grande multidão escutava Jesus com prazer questionados ou convencidos, mas certamente tocados profundamente, eles não saíram do templo da mesma forma que chegaram. O que você pode responder a Jesus diante daquilo que a Palavra provoca no seu coração? Ele de fato tem sido o Senhor da sua vida? É também com prazer que você escutava hoje esta Palavra? O que você tem a dizer a Deus após essa experiência com o Evangelho?
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Este é o momento de aquietar o coração e perceber até onde a Palavra de Deus chegou. Feche seus olhos e sinta o mover da Palavra nas várias áreas da sua vida, ela passa criando, transformando, toca cada espaço produzindo ânimo e coragem, lhe comunicando o seu poder e anunciando o senhorio de Jesus em cada lugar que ela toca. Hoje é seu coração que com prazer contempla o ensinamento de Jesus.
Ação: Que gestos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Por meio da experiência com a Palavra, que posturas você deseja assumir? Que gestos você percebe serem necessários para assumir o senhorio de Jesus? O que, na prática, o discurso de Jesus te impele a fazer? Que o Senhor te ensine a agir perante a experiência com sua Palavra.
Kelviane Pontes
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela FCF. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduanda em Teologia pela FCF. Mora em Maracanaú-CE, Brasil.