Escolher entre o bem e o mal
23 de junho de 2020Todo aquele que ouve as minhas palavras…
25 de junho de 2020Lc 1, 57-60.80 (24/06/2020) – “O Profeta do Altíssimo”
Leitura: o que diz o texto?
O texto relata a tamanha alegria por parte de vizinhos e parentes de Izabel por causa de sua gravidez, uma vez que ela era vista como não agraciada por Deus por não ser mãe. Aqui a euforia e a surpresa são maiores que outra gravidez, pois Izabel já era idosa e sem um filho sequer. Contudo, Deus não havia desistido da sua filha que sofria por causa da tradição. A escolha do nome é outra manifestação da intervenção de Deus nessa situação. Tendo ela escolhido outro nome fora da tradição familiar, é repreendida pelos parentes, mas seu esposo Zacarias confirma, mesmo mudo-surdo por não acreditar na obra de Deus em suas vidas, que o nome do menino seria João escrevendo este nome numa tábua. Diante de todos esses acontecimentos, a comunidade já percebe que grande homem e servo de Deus seria João!
Meditação: o que me diz o texto?
Com esse texto podemos refletir acerca de como anda a nossa vida de acordo com aquilo que Deus sonha para cada um de nós. Vale deixar claro que nós não somos fantoches nas mãos de Deus, mas ao contrário, Deus nos cumula com o grande Dom da liberdade. Contudo, não mede esforços para nos manter ao seu lado sendo coladores da sua multiforme graça.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Um católico não deve deixar de rezar nunca! É o meio mais eficaz de diálogo com Deus, e a Sagrada Escritura nos impele a rezar. Você pode questiona-lo sim! Porém, sem duvidar do seu poder e da sua graça em nossas vidas, apesar dos nossos muitos pecados.
Contemplação: o que Deus faz em mim, através do texto?
Hora de parar e se lançar ao colo desse Deus que nos pune e nos salva ao mesmo tempo. Deixe que a contemplação te faça perceber que Deus sempre nos ressuscita, como ressuscitou Jesus de Nazaré e que sempre nos dar novas chances como deu a Zacarias.
Tudo isto é ressurreição!
Ação: o que esse texto me faz agir?
Reconheça sua dependência de Deus, mas de forma madura. Não tenha receio de falar as verdades que estão em seu coração. A Deus e seu irmão. Mas se tiver medo, tenha paciência consigo mesmo e espere se acalmar um pouco e, como Zacarias saiba retomar a caminhada. Deus e o mundo precisam de pessoas decididas e humildes!
Ir. Juarez de Araújo Passos, INJ*
Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduado em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e Filosofia pela Faculdade Católica de Feira de Santana-BA. Especialista em liturgia pelo Regional Nordeste 3 da CNBB.