O sinal do pão
25 de julho de 2021Explicação da parábola do joio
27 de julho de 2021São Joaquim e Sant’Ana
Mt 13,16-17: O porquê das parábolas
Leitura: o que o texto diz?
Jesus na sua vida pública, mais do que qualquer outra coisa, anuncia o Reino de Deus aos homens que há muito tempo o esperavam. Porém, essa expectativa parece ser frustrada, já que o Reino de justiça, paz, fraternidade, mansidão, humildade, e amor que Jesus anuncia é muito diferente do plano de dominação e libertação política esperada. Para compreender um Reino “que não é deste mundo” (Jo 18,36) é necessário ouvidos que possam ouvir e olhos que possam ver, ou seja, sentidos que não estejam manchados pela influência do pecado e abertos a Deus.
Meditação: o que o texto me diz?
Todos temos expectativas sobre a ação de Deus na nossa vida e a nossa vontade parece querer tomar a dianteira dessas atitudes. Porém esquecemos que o poder pertence a Deus e basta que abramos o coração a Ele para que seja o Senhor da nossa vida. Jesus nos chama de “felizes” porque temos a oportunidade que muitos queriam ter, de entender sua proposta, receber seu chamado e contribuir para a construção do Reino de Deus. Que Ele nos ajude a cumprir essa felicidade plenamente cada vez que ouvimos a Sua Palavra.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Vamos apresentar a Jesus aquilo que está no fundo do nosso coração, essa dimensão que espera ansiosamente o Deus Vivo, que clama por vida em abundância. Que nesta oração ouçamos a Palavra a nos chamar, ouçamos o convite para o Reino de amor fraternidade que o Senhor nos oferece de graça.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Em silêncio, a presença divina se manifesta em nós, movendo nossos olhos e ouvidos em direção à Luz de Cristo. Jesus nos retira das trevas da mentira, das falsas esperanças, do mundo decaído, e restaura quem somos a partir da sua humanidade. Que nesta oração, nos reconheçamos felizes por tão grande amor e bondade de Deus para conosco
Ação: o que o texto me leva a fazer?
As parábolas são o recurso usado pelo Senhor para transmitir a mensagem do Evangelho da Vida. Nós também podemos usar desse recurso, escolhendo elementos da nossa vida cotidiana, para transmitir a mensagem do Reino de Deus e do amor para nossos irmãos que ainda tem dificuldade, ouvidos fechados. Que na nossa caminhada de discípulos missionários, sejamos cada vez mais animados a anunciar Jesus Ressuscitado!
João Victor Batista – Membro leigo do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Economia pela Universidade Federal do Ceará.