Jesus e as crianças…
15 de agosto de 2020“Se queres ser perfeito”
17 de agosto de 202016 de agosto
Lc 1,39-56: “O poderoso fez em mim maravilhas”
Leitura: O que o texto diz?
Leia e releia o texto procurando captar aquilo que mais chamou sua atenção.
O texto de hoje está situado no início do Evangelho de Lucas. Logo após receber o anúncio do anjo, Maria parte em direção a sua prima Isabel numa cidade vizinha. Ao encontrar-se com sua prima, Maria é saudada como “bendita entre as mulheres” uma vez que nela as expectativas messiânicas se cumprem, Deus está ao lado de seu povo. Diante da acolhida de Isabel, Maria dirige seu louvor a Deus pelas inúmeras maravilhas que ele operou em sua vida.
Meditação: O que o Senhor nos diz pela Palavra?
Retomando o texto, vá com Maria ao encontro de Isabel. Sinta as palavras de Isabel tocando o seu coração. Contemple a oração de Maria a Deus. Temos o encontro entre a antiga aliança – antigo Israel (Isabel) e a nova aliança (Maria). O Antigo Testamento e Novo Testamento se encontram no Magnificat. Deus continua fiel a suas promessas, colocando-se ao lado dos pobres e sofredores, encarnando-se no meio dos pobres e esquecidos da Galileia.
Oração: O que o falamos ao Senhor motivados pela Palavra?
A partir do encontro de Maria com Isabel e do seu louvor a Deus pelas maravilhas que tem operado, procure elevar o seu louvor a Deus, expressando sua gratidão pelo dom da sua vida, sua família e sua história. Quais maravilhas Deus tem proporcionado em sua vida? Maria dirige uma oração de louvor a Deus. Qual é a oração de louvor que você dirige ao Pai? Que motivos você tem para agradecer? Como Deus interveio em sua história?
Contemplação: Que conversão provoca em nós a Palavra?
A Palavra de Deus nos coloca diante de um espelho que nos faz refletir sobre nossa própria vida, percebendo nossas luzes e sombras. Que mudanças ainda precisam ser feitas em minha vida para que me torne um cristão mais consciente e feliz? Como se expressa a minha gratidão a Deus na minha relação com o próximo?
Ação: Que ações nos convida o Senhor a realizar?
A gratidão é uma atitude fundamental e necessária em nossa vida. Como posso me tornar mais grato pelo dom da minha vida, família e amigos? Que compromisso vou assumindo na minha relação com o próximo?
Pe. Francisco Thallys Rodrigues – Presbítero da Diocese de Crateús. Especialista em Sagradas Escrituras pelas Faculdades EST, formado em filosofia, teologia e história. Trabalha na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Tauá-CE e colabora na formação bíblica através de cursos e do canal Ecos da Vida.