Um profeta não é bem aceito em sua casa
8 de março de 2021Praticar e ensinar os mandamentos
10 de março de 2021TERÇA – FEIRA 09/03/21
Mt 18, 21-35 – O PERDÃO
- Leitura: o que o texto diz?
Jesus dialoga com Pedro e a comunidade sobre o PERDÃO. O perdão é o primeiro dever e não o aspecto disciplinar, apesar deste ser importante aspecto de formação da comunidade. Jesus não coloca limites para o perdão, ele dever ser tão praticado como o perdão que Deus nos oferece. A comunidade é devedora da Graça de Deus sobre ela. Por isso, a imagem do servo e do Patrão utilizados por Jesus na parábola.
- Meditação: O que o texto me diz?
O perdão nos liberta. Exercer esse perdão é reconhecer o amor de Deus e sua fidelidade. Em Jesus, acontece a nossa salvação. Ele quer que olhemos para os irmãos com o mesmo sentimento que Ele tem por nós: muito amor.
- Oração: o que o texto me faz dizer?
Tudo é dom que Deus coloca em nossas mãos. Somos seus administradores. Cedo o tarde deveremos prestar contas do que recebemos. Preciso RESPONDER A DEUS através do exercício do perdão. Sentir o perdão que Ele me oferece pelas minhas inúmeras limitações e usar do mesmo com meus irmãos que me ofendem. Fale com Deus sobre o que você sente sobre o perdão, abra seu coração e diga o que o impede de perdoar.
- Contemplação: o que o texto faz em mim?
A abrir o coração para o perdão. Eu não posso me fechar no egoísmo dos meus atos; devo refletir sobre eles e alargar pela sensibilidade o horizonte da minha vida para oferecer o perdão aos irmãos. O amor recebido é amor partilhado.
- Ação: o que posso fazer do texto?
Tem alguém que me feriu em certo momento da vida? Voltemos com Jesus ao lugar do sofrimento e exerça a força do perdão. Deixar Ele nos mostrar como realizar esse gesto.
Pe. Almerindo da Silveira Barbosa – padre da Diocese de Luz-MG, membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2