“Alimenta-nos de manhã com o teu amor, até ficarmos satisfeitos”
14 de outubro de 2018“Assim tudo ficará limpo para vocês”
16 de outubro de 2018Quando a multidão se ajuntou em volta de Jesus, ele começou a falar e disse o seguinte: Como as pessoas de hoje são más! Pedem um milagre como sinal de aprovação de Deus, mas nenhum sinal lhes será dado, a não ser o milagre de Jonas. Assim como o profeta Jonas foi um sinal para os moradores da cidade de Nínive, assim também o Filho do Homem será um sinal para a gente de hoje. No Dia do Juízo a rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Salomão. No Dia do Juízo o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês porque, quando ouviram a mensagem de Jonas, eles se arrependeram dos seus pecados. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Jonas.
Não é um sinal maravilhoso que leva os homens á conversão, e sim a adesão ao projeto da nova história, manifestado na palavra de Jesus.
O convite da oração de hoje é avaliar como nos posicionamos diante do projeto de Jesus e dos desafios que ele nos provoca. O sinal de Jonas é uma chamada ao arrependimento e a crer em Jesus. Os povos daquela época que não criam nele pediram para ele fazer um sinal miraculoso. Jesus já havia realizado muitos milagres e eles ainda não acreditavam nele. Eles apenas queriam testar Jesus e ver um novo milagre a cada dia, só isso. Por isso, Jesus lhes disse: “Pedem um milagre como sinal de aprovação de Deus, mas nenhum sinal lhes será dado, a não ser o milagre de Jonas.”
Os contemporâneos de Jesus não criam como deveria, é o que denuncia Jesus. E nós, como cremos, de forma ativa ou passiva? Como Jesus pode nos classificar? Questionar-nos nesse momento de oração pode ser um bom exercício para ver como anda o nosso coração, o povo que se ajuntava em torno de Jesus tinha o coração duro, por isso Jesus os classifica como pessoas más, eles não eram capazes de se arrependerem e crer em Jesus.
Por isso era ingratos exigindo de Jesus um sinal, queriam que ele realizasse algo cada vez maior, como se isso fosse fazer alguma diferença em suas vidas, mas Jesus se recusa porque sabe que o que faz a diferença na nossa vida é a confiança, a gratidão e a ação; a gratidão faz a graça descer sobre nós…
O milagre que precisamos é a Fé! O Pai nos dotou de dons e talentos e cabe a cada um de nós trabalharmos com humildade e de maneira ativa esses dons e talentos em nós. Para que os nossos dons e talentos sejam trabalhados em nós é necessário que não sejamos omissos, não fujamos das responsabilidades que recaem naturalmente sobre nós, quer seja no trabalho, na escola, na família, na comunidade e ou até mesmo no esporte/ lazer; não podemos delegar a outro aquilo que somos nós que temos que fazer; precisamos acreditar na nossa capacidade de resolver os problemas. Nós temos a capacidade de criar o ambiente e ou o espaço em nossa vida para que as coisas aconteçam e isso não vem de nós é dom de Deus… Temos que estabelecer metas!
O Sinal de Jonas é o sinal que nos leva para a fé, e a nossa fé tem que nos levar a comtemplar em meio às adversidades à ação misericordiosa do Pai. A confiança e a gratidão é o meio favorável para o surgimento da alegria. Creio que seja por isso que Jesus dizia: alegrai-vos, pois o Reino de Deus esta próximo é como se ele dissesse: Tenham confiança e sejam agradecidos, encontrem alegria naquilo que estão fazendo… O apostolo Paulo nos lembra na primeira leitura de hoje: “Portanto, irmãos, não somos filhos de uma escrava; somos filhos da mulher livre. É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai, pois firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão.” (Gálatas 4,22-24.26-27.31-5,1)
Que possamos hoje ficar firmes, libertos e nos arrepender das vezes que não cremos como deveria, não aderimos ao projeto da nova historia proposto por Jesus, fomos omissos e não damos lugar em nossos corações às palavras de Jesus, para que possamos rezar com consciência e confiança: “Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!” Amém!
Agostinho Augusto – Família Missionaria Verbum Dei – Belo Horizonte MG.