Seja feita a sua vontade (Mateus 6,7-15)
7 de março de 2017Só entrarão no Reino do Céu se forem mais fiéis em fazer a vontade de Deus do que os mestres da Lei e os fariseus. Mt 5, 20-26
10 de março de 2017Quando a multidão se ajuntou em volta de Jesus, ele começou a falar e disse o seguinte: Como as pessoas de hoje são más! Pedem um milagre como sinal de aprovação de Deus, mas nenhum sinal lhes será dado, a não ser o milagre de Jonas. Assim como o profeta Jonas foi um sinal para os moradores da cidade de Nínive, assim também o Filho do Homem será um sinal para a gente de hoje. No Dia do Juízo a rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Salomão. No Dia do Juízo o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês porque, quando ouviram a mensagem de Jonas, eles se arrependeram dos seus pecados. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Jonas.
Não é um sinal maravilhoso que leva os homens a conversão, e sim a adesão ao projeto da nova historia, manifestado na palavra de Jesus.
A oração de hoje nos convida a encontrar em nossa vida motivos que nos levem à conversão… A nos abrirmos ao novo, a nos deixar guiar por uma nova luz, a mudar o nosso foco. Jesus conhecia os pensamentos da multidão, por isso ele afirma: “Como as pessoas de hoje são más”! Porque a multidão estava sempre em busca de “sinais”, milagres que pudessem demostrar o seu poder de forma extraordinária, mas ele sabia que nada extraordinário vindo de fora poderia transforma-los tanto quanto às pequenas ações de adesão ao projeto do reino vindo de dentro.
As ações dos outros são importantes em nossas vidas, mas as nossas ações são fundamentais, são elas que abrem os caminhos para os passos seguintes, elas, juntamente com a graça de Deus, tem o poder de nos transformar… Jesus através da sua palavra tem um plano de salvação para a humanidade, mas para que ele atinja toda a humanidade ele precisa ser conhecido, experimentado e vivido por cada um de nós, só assim ele chegara à humanidade inteira… Sinto que é por isso que ele diz: “Assim como o profeta Jonas foi um sinal para os moradores da cidade de Nínive, assim também o Filho do Homem será um sinal para a gente de hoje”.
Jesus palavra viva é o sinal, para mim e para você, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas e Jesus é sinal para nós, nós devemos ser sinal para os outros… Mas ás vezes agimos como a multidão que busca todos os benefícios do Reino, com tudo de bom que ele possa nos proporcionar, Pensamos sempre em nós, às vezes muito raramente em nossos familiares e amigos mais chegados, e assim restringimos a ação do Reino que é para todos. Jesus quer nos apresentar um plano que liberta a todos, um projeto de salvação, mas por causa do egoísmo queremos apenas os resultados… É, somos assim, queremos todos os benefícios do Reino, mas não queremos abrir mão de nada, e nem tampouco nos comprometer, queremos todo bônus sem nenhum ônus…
Mas é importante lembrar-se das palavras do Papa Emérito Bento XVI: “Converter-se significa não se fechar na busca do próprio sucesso, prestígio e posição, mas fazer com que cada dia, nas pequenas coisas, a verdade, a fé em Deus e o amor se tornem o mais importante”.
Que Maria nos auxilie em nosso processo de conversão, que possamos “reconhecer que somos criaturas, que dependemos de Deus, do seu amor, e somente “perdendo” a nossa vida Nele podemos ganhá-la. Isto exige trabalhar as nossas escolhas à luz da Palavra de Deus”. Amém!
Agostinho Augusto – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte