Ser discípulo é entrar na disciplina do mestre – Lc 14,25-33
6 de novembro de 2013Disposição para reconstruir laços
11 de novembro de 2013Naquele tempo, os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. ‘Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles.’ Então Jesus contou-lhes esta parábola: ‘Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte.’
Para refletir…
Na parábola de hoje, Jesus utiliza as figuras da ovelha e da moeda para dar a entender a importância de cada ser humano para Deus. Acostumados com a lógica quantitativa, não podemos entender a parábola em seu significado verdadeiro, pois que é uma ovelha perto de noventa e nove? No entanto, se imaginarmos a importância da ovelha para o pastor e a de uma moeda para a mulher oprimida de então, conseguiremos ter uma ideia do que Jesus fala.
Nossa oração possa responder: sinto-me tão querido por Deus como se sente querida a única ovelha perdida que, fora do rebanho, vê aproximar-se o pastor? Sinto-me tão precioso como a moeda perdida, que foi cuidadosamente procurada e, encontrada, festejada?
Hoje, sinto-me como a ovelha que está perdida do rebanho ou estou entre as noventa e nove que aguardam o resgate da perdida? Sou como a moeda perdida ou estou à disposição de Deus?
Jesus fala de “justos que não precisam de conversão”. A oração diária revela-nos, porém, que a conversão é elemento do dia a dia. Como o bom pastor, Deus nos procura durante toda nossa vida, pois sempre nos desviamos do rebanho que Ele quer ter sob seus cuidados. Durante toda nossa vida, Deus é como a mulher que procura a moeda; quando nos tem por perto, festeja; quando nos perde, vem ao nosso encontro.
João Gustavo Henriques de Morais Fonseca, FaMVD – Belo Horizonte