“Os filhos são livres”
14 de agosto de 2023“Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”
16 de agosto de 202315 de agosto de 2023, 3ª feira, Memória de Nossa Senhora da Boa Viagem.
“O Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”
Mt 18,1-5.10.12-14
Leitura: o que o texto diz?
No evangelho de hoje Jesus ensina acerca do Reino dos céus. Jesus questiona: “quem é o maior no Reino dos céus? ” Os pequeninos! Ele conclui. Em seu discurso, Jesus aponta as crianças como exemplos de grandeza, os que se convertem e buscam assemelhar-se às crianças herdam os céus. A pequenez para este mundo é o critério de grandeza no Reino dos céus, pois os pequenos são os prediletos do coração de Jesus que assim como o Pastor, que deixa seu rebanho afim de buscar aquela pequena ovelha que se perdeu, Ele procura incansavelmente, o Filho que se distancia do Caminho, pois o Pai tem zelo inigualável por cada um dos seus pequeninos para que não se percam. Procure ler e reler o evangelho de hoje. Observe a dinâmica de Jesus em seu discurso e o que o texto diz. Esteja atento (a) a todos os detalhes.
Meditação: o que o texto me diz?
A grandeza da Palavra de Deus é tesouro que só cabe nos corações que se abrem à lógica do Reino dos céus. Tendo se colocado diante da Palavra, lido com atenção, medite qual a mensagem do Evangelho de hoje para sua vida. Como Ele se comunica com você? Faça esse exercício atentamente e não perca este momento de graça.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
O que seu coração transborda depois de sua experiência com a Palavra? Neste momento se volte para Deus e fale de tudo que sentiu. Compartilhe seu desejo de ter um coração repleto de docilidade, capaz de compreender a grandeza da mensagem evangélica comunicada a você. Dialogue com seu Deus, peça a Ele a graça da docilidade de coração, da humildade, o desejo autêntico de ter a grandeza que cabe no Reino dos céus.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
O texto bíblico não é uma palavra qualquer. Como nos propõe essa parte da lectio, ela sempre faz/ realiza algo no coração dos pequeninos, daqueles que não se deixam perder pelas grandezas propostas pelo mundo. Você deseja se fazer pequeno para ser grande? Como o texto de hoje te conduziu ao coração de Deus? Contemple essa graça.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus te impulsiona a fazer?
Conclua esta experiência com a Palavra comprometendo-se com ela de forma concreta. O que você pode fazer a partir de hoje afim de alcançar o Reino dos céus? Em quais aspectos de sua vida, você pode procurar ser mais humilde? Quais práticas pode realizar? Se for possível anote-as e esteja atento (a) a praticá-las.
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém. Formada em Serviço Social – UECE. Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza. Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza. Residente em Maracanaú-Ce.