“A luz veio ao mundo!”
22 de abril de 2020Este é verdadeiramente o profeta…
24 de abril de 202023/04/20 – Texto bíblico – Jo 3,31-36: “O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão!”
1.Leitura: O que o texto diz?
O Evangelho de hoje vem ressaltar a figura de Jesus Cristo como aquele que é o revelador do Pai. Leia atentamente o texto, percebendo como João vai apresentando Jesus, que vem do alto. Inicialmente, há uma oposição entre aquele que veio do alto e o que é da terra e fala das realidades humanas. Há uma primazia em relação àquele que vem do alto, pois significa que Jesus é enviado de Deus, do Pai de amor. O Senhor Jesus dá testemunho da verdade. Ele testemunha as realidades do alto, que envolvem o projeto de salvação do Pai. A verdade do testemunho de Jesus se estende àqueles que o acolhem. Estes são verdadeiros. Perceba a profundidade do infinito amor de Deus em enviar seu Filho para falar da Palavra de vida eterna. No Filho, é derramado o Espírito sem medida, e vemos isso nas ações de Jesus, em sua vida pública. Mais uma vez, veja o movimento de amor entre o Pai e o Filho. A Este tudo foi dado pelo Pai. O Evangelho de hoje nos apresenta as possibilidades e consequências de quem acredita no Filho ou rejeita seu testemunho. Teremos então a vida eterna para os que acreditam e a ira de Deus para os que rejeitam. Leia mais uma vez, calmamente, o texto bíblico.
2.Meditação: O que o texto me diz?
O que ficou no seu coração depois da leitura? Qual ou quais os elementos do texto te levam a meditar em seu interior? Jesus é o revelador do Pai. Ele foi enviado por Deus para fazer realizar o Reino de Deus e levar a cabo sua vontade de salvar toda a humanidade. A vida de Jesus foi o testemunho vivo do Pai que nunca se cansou de amar sua criação, tornando-se o cumprimento e o ápice da salvação do gênero humano. A ação do Espírito Santo é evidente na ação e nas palavras de Jesus, porque procede do Pai, sempre confirmando o envio de seu Filho. Algo nos chama muito atenção no que diz respeito aos que acreditam em Jesus e aos que rejeitam suas palavras e ações. A vida eterna é dom de Deus. Acolhendo Jesus também se acolhe o Pai e o dom da vida eterna. A escolha está ao alcance de todos nós, assim como no contexto em que Jesus vivia. O que o nosso coração busca? Como acolhemos o Filho de Deus?
3.Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Jesus é o caminho, verdade e a vida! Apresente-se em oração para conversar com Ele. Reconheça que foi Deus quem envio Jesus para levar à plenitude toda a obra de salvação. Agradeça a Deus por você ser batizado (a). É pelo batismo que sua vida é testemunho da morte e ressurreição de Jesus. Se essa experiência não está consciente em você, entregue-se ao Senhor Jesus, apresente a Ele seu coração. Reze: “Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, tem piedade de mim, pobre pecador”. Reze devagar e respirando profundamente. Repita o quanto você sentir necessidade.
4.Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
As palavras da oração cessaram. Você sente a leveza da presença de Jesus em seu interior. Contemplando o Senhor Jesus, você reconhece os sinais de sua manifestação em sua vida. Deixe, em seu coração, vir a certeza do envio de Jesus pelo Pai. É importante recordar que Jesus sempre afirmava que tudo que suas ações e palavras vinham de Deus, como realização da salvação divina. A sua autoridade vinha do alto. Deixe-se envolver pelo infinito amor de Deus. Tal amor que é realidade hoje na sua vida, e fruto da obediência total e incondicional do Senhor Jesus. Perceba na contemplação o quanto você se torna filho ou filha de Deus, no Filho (Jesus).
5.Ação: Que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Depois da experiência da leitura orante de hoje, pela fé, o Senhor te capacita a continuar a obra de salvação na sua vida, como instrumento de Deus na vida de tantas outras pessoas. Acreditando nas palavras de Jesus, você trilhará caminhos novos em sua vida, em busca da vida eterna, que já começa aqui na terra. O Senhor te atrairá ainda mais para ser discípulo e discípula Dele. Deixe-se guiar pelo Espírito Santo, que te capacitará em palavras e ações, para ser testemunha de como Jesus Cristo agiria em determinadas situações da vida cotidiana.
Ir. Edmilton de Almeida Lima, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Pós-graduado em Formação para Vida Religiosa pelo Instituto São Tomás de Aquino (ISTA-BH). Graduando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE-BH). Graduado em Sociologia pela UFC e Filosofia pela FCF.