Confiança incondicional em Deus
18 de dezembro de 2017Porque para Deus nada é impossível!
20 de dezembro de 2017Quando Herodes era o rei da terra de Israel, havia um sacerdote chamado Zacarias, que era do grupo dos sacerdotes de Abias. A esposa dele se chamava Isabel e também era de uma família de sacerdotes. Esse casal vivia a vida que para Deus é correta, obedecendo fielmente a todas as leis e mandamentos do Senhor. Mas não tinham filhos porque Isabel não podia ter filhos e porque os dois já eram muito velhos. Certo dia no Templo de Jerusalém, Zacarias estava fazendo o seu trabalho de sacerdote, pois era a sua vez de fazer aquele trabalho diário. Conforme o costume dos sacerdotes, ele havia sido escolhido por sorteio para queimar o incenso no altar e por isso entrou no Templo do Senhor. Durante o tempo em que o incenso queimava, o povo lá fora fazia orações. Então um anjo do Senhor apareceu em frente de Zacarias, de pé, do lado direito do altar. Quando Zacarias o viu, ficou com medo e não sabia o que fazer. Mas o anjo lhe disse: Não tenha medo, Zacarias, pois Deus ouviu a sua oração! A sua esposa vai ter um filho, e você porá nele o nome de João. O nascimento dele vai trazer alegria e felicidade para você e para muita gente, pois para o Senhor Deus ele será um grande homem. Ele não deverá beber vinho nem cerveja. Ele será cheio do Espírito Santo desde o nascimento e levará muitos israelitas ao Senhor, o Deus de Israel. Ele será mandado por Deus como mensageiro e será forte e poderoso como o profeta Elias. Ele fará com que pais e filhos façam as pazes e que os desobedientes voltem a andar no caminho direito. E conseguirá preparar o povo de Israel para a vinda do Senhor. Então Zacarias perguntou ao anjo: Como é que eu vou saber que isso é verdade? Estou muito velho, e a minha mulher também. O anjo respondeu: Eu sou Gabriel, servo de Deus, e ele me mandou falar com você para lhe dar essa boa notícia. Você não está acreditando no que eu disse, mas isso acontecerá no tempo certo. E, porque você não acreditou, você ficará mudo e não poderá falar até o dia em que o seu filho nascer. Enquanto isso, o povo estava esperando Zacarias, e todos estavam admirados com a demora dele no Templo. Quando saiu, Zacarias não podia falar. Então perceberam que ele havia tido uma visão no Templo. Sem poder falar, ele fazia sinais com as mãos para o povo. Quando terminaram os seus dias de serviço no Templo, Zacarias voltou para casa. Pouco tempo depois Isabel, a sua esposa, ficou grávida e durante cinco meses não saiu de casa. E ela disse: Agora que o Senhor me ajudou, ninguém mais vai me desprezar por eu não ter filhos.
A esterilidade e velhice marcam a vida desse casal justo, e o tornam objeto de humilhação pública.
O convite da oração de hoje é a examinar as marcas que trazemos na nossa história… Iluminados pela vida desse casal justo, Zacarias e Isabel que apesar de viverem de maneira coerente levando uma vida que para Deus é correta, obedecendo fielmente a todas as leis e mandamentos do Senhor não tinham tudo que queriam, não tinham filhos, motivo suficiente para não serem bem aceitos na sociedade da época…
Mas para eles o mais importante era serem aceitos por Deus, por isso levavam uma vida simples e dedicada aos serviços do Reino e isso foi fundamental para que as promessas de Deus se cumprissem em suas vidas… Zacarias poderia ter se revoltado contra Deus por causa da situação, mas ele faz o contrário, ele ora a Deus, e Deus ouve, assim como disse o anjo: “Não tenha medo, Zacarias, pois Deus ouviu a sua oração”! Pelas palavras do anjo podemos entender que Zacarias colocou nas mãos de Deus os seus problemas, e continuou firme nos seus propósitos….
Mesmo sabendo das suas limitações, eles não param nelas. Na vida temos sempre duas opções: reconhecer nossos limites e entregar os pontos acreditando que a vida é assim mesmo ou arregaçar as mangas e ir à luta acreditando que é possível, não porque eu sou o “cara”, mas porque Deus quer nos abençoar através das nossas limitações. Todas as vezes que penso em minhas limitações agradeço a Deus por elas porque sei que o senhor cuida, zela por mim, porque sem elas talvez eu fosse uma pessoa bem pior que sou; vejo que ele coloca os meios para que eu possa encontra-lo, porque o que ele mais quer é realizar o seu plano de amor em minha vida, por isso me freia…
Quando nos colocamos na presença de Deus como alguém que depende dele, ele se vota, para nós… Ele atende as necessidades de todos, em especial dos pobres e marginalizados, aqui, representados por esse casal, Zacarias e Isabel, que aparentemente passavam pela vida sem serem agraciados por Deus. E quantos de nós não nos sentimos assim? Nesse momento, contemplando esse casal idoso, que souberam colocar em prática a oração e o trabalho, fico imaginado, o que é o tempo de Deus… Percebo que em seu tempo, Deus pode realizar coisas na nossa vida muito maiores que podemos imaginar; basta que levemos a sério que o que tem que acontecer em nossa vida é a vontade dele, e não a nossa…
Que nos planejemos para realizar os nossos desejos, porque o planejamento é necessário, mas não nos esqueçamos de que o planejamento da nossa vida não pode nos impedir de colocar tudo que fazemos e somos nas mãos do Senhor como nos propõe esse provérbio 16, 3 “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos”.
Peçamos a Trindade Santa que nos ajude na oração e no trabalho para encontrarmos o equilíbrio necessário para que se torne fecundo em nós aquilo que ainda é seco, infecundo; Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era, no princípio, agora e sempre. Amém.
Agostinho Augusto – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte MG.