Nova estação
28 de novembro de 2014“Faze com que prosperemos de novo, ó Deus! Mostra-nos a tua misericórdia, e seremos salvos”
30 de novembro de 2014LUCAS 21,34-36
“Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados pela devassidão, pela embriaguez, pelas preocupações da vida, e não se abata repentinamente sobre vós aquele Dia, como um laço; pois ele sobreviverá a todos os habitantes da face de toda a terra. Ficai acordados, portanto, orando em todo momento, para terdes a força de escapar de tudo o que deve acontecer e de ficar de pé diante do Filho do Homem.”
O mundo, a vida
Vivemos submetidos às tentações do mundo, com seus prazeres efêmeros e promessas vazias. O mundo quer que trabalhemos para comprarmos insaciavelmente; quer que façamos da competição nossa regra de vida; quer que alcancemos fama e reconhecimento a todo custo. Enfim, o mundo nos quer.
Por outro lado, também vivemos submetidos à promessa de vida eterna. Jesus também nos quer. Quer que trabalhemos para a construção do Reino; quer que façamos do amor nossa regra de vida; quer que desprezemos fama e reconhecimento que venham a qualquer custo.
Contudo, não é fácil resistir à sensualidade do mundo. Muitas vezes consegue nos conquistar, de modo a nos afastarmos da vida em plenitude proposta por Jesus. Ainda assim, Deus, em sua misericórdia, não nos abandona. Ele nos ama de tal forma que valoriza nossa liberdade. Mas também quer nos conquistar, e para aqueles que creem que a verdade está na palavra de Cristo, ainda que vivam em pecado, deixa seu conselho: permaneça acordado, vigilante, e reze sempre.
Permanecer acordado é viver em sabedoria. Sábio é aquele que reconhece o pecado e o evita. É aquele que entende a essência da vida, aquele que vive o que realmente importa, aquele que escolhe a melhor parte.
Rezar em todo momento não é viver uma vida de ladainhas, mas fazer da vida um eterno encontro com Deus. Reza aquele que o escuta em sua palavra, mas reza também aquele que vive a caridade em todas as suas possibilidades, em qualquer ambiente onde esteja, em qualquer situação em que se encontre.
Neste momento, Jesus, em pleno amor e glória, bate à porta da nossa existência: estejamos acordados; rezemos!
Marcelo H. Camargos – estudante de Medicina na UFMG – membro da Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte