
A sabedoria dos pequenos…
17 de julho de 2024
‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios’
18 de julho de 2024
18 de julho, 5ª feira, 15ª Semana do Tempo comum.
Faça silêncio para escutar a Palavra.
Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine teu encontro com a Palavra de Deus.
Leia o evangelho de Mateus 11,28-30
Leitura: o que o texto diz?
A Igreja do Evangelho de Mateus se vê ameaçada pela precariedade da fé e por causa dos problemas do dia a dia, os discípulos e seguidores de Jesus acabam desanimados. Contudo, o Senhor mesmo diz que precisamos ir ao seu encontro, todos nós que estamos cansados e fatigados sob o peso de nossas existências e ele mesmo nos dará o descanso. Seu jugo é suave e sua bondade transborda, pois manso e humilde é o seu coração. O Senhor nos trata com imenso amor.
Meditação: o que o texto me diz?
“O meu jugo é suave e meu fardo é leve”, diz Jesus no evangelho de hoje. A humanidade se vê cansada de promessas vazias, discursos sem vida, políticas injustas e religiões que nem sempre libertam e salvam. Somos hoje desafiados pelo Senhor a confiar nele e sermos suas testemunhas neste mundo.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que dê a você o dom da fé e do discernimento espiritual, a fim de não desistir. Que as ondas do mar da vida não o impeçam de ir adiante ao encontro do Senhor, o porto seguro.
Coloque nas mãos do Senhor suas dores, seus cansaços e decepções.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Por que nos encontramos desanimados e abatidos? Confiamos nas palavras de Jesus, que ele nos aliviará os fardos e nos dará descanso? Estamos convictos de sermos também mansos e humildes como o mestre?
Ação: o que posso fazer do texto?
Viver com coragem para enfrentar os desafios que a vida nos impõe. Não deixe perecer sua fé em meio aos desafios. Alimente sua fé pela oração. Confie na providência divina.
Equipe Lectionautas