“Que fique alegre o coração de todos os que adoram a Deus, o Senhor!”
31 de dezembro de 2017“Entre vós está”
2 de janeiro de 2018Eles foram depressa, e encontraram Maria e José, e viram o menino deitado na manjedoura. Então contaram o que os anjos tinham dito a respeito dele. Todos os que ouviram o que os pastores disseram ficaram muito admirados. Maria guardava todas essas coisas no seu coração e pensava muito nelas. Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto. E tudo tinha acontecido como o anjo havia falado. Uma semana depois, quando chegou o dia de circuncidar o menino, puseram nele o nome de Jesus. Pois o anjo tinha dado esse nome ao menino antes de ele nascer.
Os pastores eram desprezados, porque não tinham possibilidade de cumprir todas as exigências da lei.
Nesse ano que se inicia…, somos convidados a rever a nossa capacidade de nos indignar e, a não deixar que a maldade do mundo nos pareça normal. Duas coisas me chamam a atenção na oração de hoje. A primeira é o fato de Deus ter escolhido a se manifestar primeiro aos pastores. Os pastores eram homens e mulheres, famílias desprezadas pelo judaísmo por serem impuros por não se enquadrarem ao esquema sócio econômico. Os fariseus os consideravam como marginais e pecadores. Eles eram considerados a classe mais desprezível da época; é para eles que nasceu o salvador…
Após o anúncio do anjo (LC 2, 9 – 15) “Eles foram depressa”. O que nos faz buscar algo com pressa? Buscamos com pressa, quilo que mais necessitamos! No caso deles, eles foram depressa para checar o que o anjo havia anunciado que no meio deles nascia o salvador, algo inacreditável, que vinha de encontro com as suas necessidades mais urgentes, a salvação; mesmo porque se dependesse da sociedade da época, eles nuca seriam libertados…
A segunda coisa que me chama a atenção é que quando eles chegaram primeiro eles encontram Maria e José…, ambos no meu entendimento eram portadores de salvação. Maria porque acreditou no impossível, foi obediente e se deixou interpelar por Deus através da visita/anuncio do anjo Gabriel… José porque apesar das dúvidas num momento decisivo da sua vida também se deixou interpelar pelo anjo e fez exatamente o contrário do que mandava a lei, fez o que o anjo sugeriu que fizesse. Maria e José eram portadores de salvação porque trazia enraizados em seus corações a FÉ, os valores do Reino e o desejo de um mundo mais justo, ambos não concordavam com a injustiça…
Maria e José agem de acordo com o querer de Deus; porque eles tinham sua atenção voltada para Deus… Assim também nós devemos buscar uma vida de renovação continua, direcionando os nossos pensamentos ao Deus menino, porque os pensamentos dele está em nós, eu e você somos convidados a prestar atenção a aquilo que Deus quer de nós, como nos lembra São Paulo em sua carta aos romanos: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (RM 12:2)
Não importa o que o mundo pensa de nós, nem como eles nos rotulam, o que importa é o que Deus pensa e planeja para nós; como nós o buscamos como nós o vemos no mais intimo do nosso ser, como nós o reconhecemos ele nos reconhecerá… Na nossa insignificância busquemos depressa o Menino Jesus e o que ele veio anunciar, pois ele dá significado às coisas insignificantes da nossa vida…
Peçamos ao Espirito Santo que nos ajude nesse ano que se inicia para que possamos ser como Maria e José, portadores da salvação; que todos os pobres e marginalizados possam ver através da nossa vida a presença daquele que pode nos salvar, JESUS!
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Feliz ano novo.
Agostinho Augusto – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte MG.