“…É o Cristo de Deus”
25 de setembro de 2020“Os cobradores de impostos e as prostitutas vos precederão no Reino de Deus”
27 de setembro de 202026/09/2020.
Lc 9,43b-45. – “O Messias servo sofredor”
Leitura: o que o texto diz?
Jesus termina sua missão na Galileia. Experimenta momentos de popularidade e êxito diante do povo e todos ficam maravilhados com a grandeza de Deus. Jesus sabe que os milagres são sinais do Reino e da Salvação oferecida por Deus à toda humanidade. Ele tem os olhos fitos em suas duas realidades: sua transcendência como Filho de Deus e humana como o servo sofredor. Porém, os apóstolos não compreendem ou não querem aceitar sua dupla realidade. Eles só iram compreender após sua morte – ressurreição e a experiência profunda em Pentecostes.
Meditação: o que o Senhor me diz por meio da Palavra?
Jesus faz mais um anúncio da paixão, porem os discípulos não entendem essas palavras tão duras de Jesus. É difícil para eles compreenderem esse momento doloroso que Jesus lhes comunica. Eles se prendem em apenas um aspecto de Jesus: sua transcendência, o Filho de Deus que faz milagres e os ensina o caminho da salvação. Jesus, porém, é ciente de suas duas dimensões: a de Filho de Deus e o do Messias servo sofredor. Ele tenta alertar os seus para esta realidade. Veja-se no meio dos discípulos encantado com seus atos e palavras e com os olhos fitos em Jesus e eis que este de repente diz para você que vai sofrer a paixão e a morte, qual seria a sua reação?
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Acolha Jesus e todo o seu sofrimento. Ele fala do que vai lhe acontecer para que você fique junto dele nesse momento de dor. Diga-lhe que você quer ficar ao seu lado nesse momento. Nós sabemos que é muito bom a experiência com o Cristo transcendente, mas melhor ainda é permanecer junto a cruz com Jesus como fez Maria.
Contemplação: o que Deus, através do texto, faz em mim?
Jesus agora te acolhe e te recebe e te agradece por ter você por companhia junto a cruz, sofrendo com Ele, sendo solidário. Ele te ensina a ser aquele discípulo fiel que está junto dele a todo o momento. Que sabe subir com Ele ao monte Tabôr mas que permanece acordado com Ele no Getsemane. Sinta o afago de Jesus que te agradece.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Jesus termina sua missão na Galileia e tem a sua frente seu destino de Salvador da humanidade: a cruz. Hoje nossa missão como cristãos e construtores do Reino de Deus começa. Diante desta missão teremos, assim como Jesus, momentos de Glória e de cruzes. Que possamos pedir a Jesus a graça da perseverança e da fé pra que nunca desistamos de nossa missão.
Ir. Ana Lucia Alencar de Souza, nj
Graduada em Teologia e Especialista em Bíblia (Faculdade Católica de Fortaleza).Coordenadora da Comissão Bíblica da Arquidiocese de Teresina- PI