
“Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”
10 de dezembro de 2025
11 de dezembro, 5ª feira, 2ª Semana do Advento.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 11,11-15
Leitura: O que o texto diz?
Os discípulos de João Batista o seguiam porque viam nele um grande profeta. Jesus reconhece a grandeza dele, porém algo maior do que a proposta e o testemunho de João são a adesão e participação no Reino dos Céus, proclamadas por Jesus como já presente entre nós e por meio do qual se participa da própria vida de Deus.
Meditação: O que o texto me diz?
Entre os nascidos de mulher, nenhum é maior do que João Batista. Esta afirmação de Jesus é muito forte, João Batista é maior do que Moisés, Elias… Para os que viviam com Jesus esta afirmação deve ter produzido um espanto. Mas o que Jesus está querendo dizer é que em João Batista conflui toda a história que o precede, mas a diferença entre os outros é que ele possui o privilégio, a grandeza de ver com os próprios olhos o fim da promessa que está nascendo no cumprimento, que é Jesus. Mas a grandeza de João não se compara ao menor do reino de Deus porque quem faz parte do reino de Deus possui a dignidade de filho. E ser filho tem maior importância do que ser o “melhor” dos homens.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor você quer anunciar o seu amor. Peça pela paz no mundo, para que haja mais solidariedade neste natal.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você é uma pessoa firme e corajosa no enfrentamento dos “favores” que o mundo lhe tem oferecido? Você tem dado exemplo, na sua casa e no mundo, de que o Reino dos Céus já está acontecendo em você?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“O menor no Reino dos Céus é maior do que João Batista”, diz Jesus. O menor no Reino de Deus é maior do que João Batista. Mais importante que seguir João é entrar no Reino dos céus, da justiça e do amor; viver em comunhão com os irmãos e com Deus em uma dimensão de eternidade. João Batista é, como Elias, o profeta popular que derruba os ídolos do poder social, econômico, político, militar; e prepara o caminho para Jesus, que é o Próprio Caminho, a Verdade e a Vida que nos conduz à plenitude do Reino de Deus. Digamos com o profeta Isaías:
Que os céus, lá do alto, derramem o orvalho, / que chova das nuvens o justo esperado, / que a terra se abra e germine o Senhor!



