Lição de humildade
30 de outubro de 2021O amor desinteressado é caminho de santidade
1 de novembro de 202131 de outubro, 31º domingo do tempo comum.
Texto bíblico: Mc 12,28-34
Leitura: O que o texto diz
‘Qual é o primeiro de todos os mandamentos’? perguntou o mestre da Lei a Jesus. Mediante esta pergunta, Jesus respondeu indicando que o amor a Deus e ao próximo, sintetiza toda a lei e que não existe maior mandamento do que estes. O mestre da Lei reconheceu que Jesus tinha respondido acertadamente. A resposta de Jesus aponta para os dois eixos centrais na vida dos seus seguidores: Deus e o próximo;
Meditação: O que o texto me diz
Os mandamentos da lei da Deus não são simples imposições exteriores, mas regras de vida que resultam da vocação fundamental do ser humano a viver em amor. O amor é a verdade, porque o amor é Deus. Todas as outras leis são expressão da verdade e da fidelidade, que são próprias do amor. Jesus é o mestre que não só nos comunica esta lei fundamental, mas também nos ensina a vive-la, ou seja, a viver o amor. O mandamento do amor não é apresentado como uma lei que torna nossa vida dura e pesada, mas uma resposta ao que Deus é em cada um de nós, e que em Jesus se manifestou de maneira contundente. Nosso amor será “um amor que responde a seu Amor”. Ser seguidor(a) de Jesus, portanto, é uma questão de amor. Amar como Ele é transformar-se n’Ele.
Oração: O que o texto me faz dizer
Fale com o Senhor sobre sua gratidão pelo Seu “amor em excesso” por você. Peça a Ele a graça de responder a esse amor para com ele através do serviço a cada pessoa.
Contemplação: O que o texto faz em mim
O Reino de Deus essencialmente é o amor. Viver o amor é estar sintonizado e comprometido com o projeto de Deus que é o seu Reino. Esta é a nossa vocação. Santa Terezinha assim dizia: “Ó Jesus, meu amor… Minha vocação, enfim, eu a encontrei, minha vocação é o amor”!
Ação: O que o texto me faz agir
Amor como dom gratuito de si mesmo. Não é motivado pelo valor do outro, isto é, pela recompensa que os gestos de amizade podem trazer. Com efeito, neste caso, não se ama o outro porque ele é bom (como na amizade verdadeira), mas para para que seja bom, já que o amor quer o bem do amado. O mandamento do amor é a orientação fundamental de Jesus a todos nós. Que deve fazer para imprimir este Amor na sua vida, nos seus relacionamentos? Como você vive seu amor a Deus? E para com o próximo?
Equipe do Lectionautas