
As pessoas reconheceram Jesus…
9 de fevereiro de 2026
10 de fevereiro, 3ª feira, Memória de Santa Escolástica
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Marcos 7,1-13
Leitura: O que o texto diz?
O evangelho de hoje apresenta Jesus interpretando as leis e os costumes dos judeus daquele tempo. Alguns se apegavam a superficialidades e eram rigorosos consigo mesmos e com os outros. Os fariseus cuidavam do exterior, mas o interior não correspondia à casca visível de suas atitudes. Jesus chama atenção para o essencial da Lei e sobrepõe o ser humano acima de qualquer norma.
Meditação: O que o texto me diz?
Não é muito difícil que uma pessoa religiosa se perca em diversas tradições e costumes que os outros fazem, seja gesto, pensamento ou certos tabus. Jesus quer levar seus interlocutores a pensarem o que realmente é essencial. Para isso, é necessário discernir o que é mandamento de Deus e o que é tradição humana, pois muito facilmente podem ser confundidos. Ao que parece, os adversários de Jesus estavam mais preocupados em parecerem justos do que realmente o serem. Esta postura pode dizer algo diretamente para nosso seguimento a Jesus. Assim, como o Mestre atingiu diretamente a hipocrisia dos fariseus, deixemos que ele atinja as nossas hipocrisias e incoerências, a fim de que elas possam ser transformadas.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
apresente ao Senhor seu desejo de ajustar a sua vida aos projetos dele, seu anseio de corresponder àquilo que Ele te propõe. Peça a Ele que te ajude sempre a discernir a sua mera vontade humana da vontade divina.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Como você percebe sua relação com as leis e os costumes religiosos? Quais te oprimem e quais te trazem liberdade para amar mais? Você tem vivido o que professa com os lábios?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” diz Jesus citando o profeta Isaias. Jesus diz que a verdadeira preocupação da experiência religiosa deve ser um coração centrado em fazer a vontade divina.



