E todos quantos o tocavam ficavam curados.
7 de fevereiro de 2022O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior
9 de fevereiro de 20228 de fevereiro, 3ª feira da 5ª semana do Tempo Comum.
Mc 7,1-13
Leitura: O que o texto diz?
A narrativa do evangelho de hoje apresenta Jesus interpretando as leis e os costumes dos judeus daquele tempo. Alguns se apegavam a superficialidades e eram rigorosos consigo mesmos e com os outros. Os fariseus cuidavam do exterior, mas o interior não correspondia à casca visível de suas atitudes. Jesus atenta para o essencial da Lei e sobrepõe o ser humano acima de qualquer norma.
Meditação: O que o texto me diz?
Não é muito difícil que uma pessoa religiosa se perca em diversas tradições e costumes que os outros fazem, seja gesto, pensamento ou certos tabus. Jesus quer levar seus interlocutores a pensarem o que realmente é essencial. Para isso, é necessário discernir o que é mandamento de Deus e o que é tradição humana, pois muito facilmente podem ser confundidos. Ao que parece, os adversários de Jesus estavam mais preocupados em parecerem justos do que realmente o serem. Esta postura pode dizer algo diretamente para nosso seguimento a Jesus. Assim, como o Mestre atingiu diretamente a hipocrisia dos fariseus, deixemos que ele atinja as nossas hipocrisias e incoerências, a fim de que elas possam ser transformadas.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te ajude a retirar suas máscaras para que Ele contemple a verdade sobre você. Apresente ao Senhor seu desejo de ajustar a sua vida aos projetos dele, seu anseio de corresponder àquilo que Ele te propõe. Peça a Ele que te ajude sempre a discernir a sua mera vontade humana da vontade divina.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
–“Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” diz Jesus citando o profeta Isaias. Jesus aponta que a verdadeira preocupação da experiência religiosa deve ser um coração centrado em fazer a vontade de Deus. Buscar verdadeiramente a vontade de Deus é o desafio, costumamos nos desviar facilmente Dele. Que a Palavra nos ajude a ser fiel e a sempre discernir a vontade de Deus.
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Você tem vivido o que professa com os lábios? Este evangelho nos move a procurar uma vida de coerência entre o que falamos e o que de fato vivemos.
Equipe do Lecionautas.