Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura.
25 de março de 2024O Filho do Homem vai morrer
27 de março de 202426 de março, 3ª feira, Semana Santa
Procure um lugar confortável, aquiete seu coração e sua mente respirando profundamente várias vezes.
Peça ao Espírito Santo que conduza teus caminhos na oração.
Leitura. O que diz o texto?
Leia o evangelho de Jo 13,21-33.36-38
A cena se passa num ambiente íntimo. A ceia com os discípulos é uma celebração que tradicionalmente se comia com a família. Entretanto é nesse momento que Jesus fala com seus amigos sobre duas coisas terríveis que estão prestes a acontecer: Primeiro, alguém o entregará e depois, ele irá para um lugar onde os outros não poderão ir. A essas revelações, se destacam a atitude de Judas, que já tomado pelo espírito de traição resolve se retirar da comunhão, e a de Pedro, que não compreende o significado profundo da ausência de Jesus.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Os discípulos não entenderiam o que estava por vir. Eles escutaram várias vezes os ensinamentos de Jesus, mas a parte de que ele precisava morrer nunca foi plenamente compreendida por eles. Pedro simboliza esse pensamento, dizendo da boca pra fora que seguiria Jesus aonde fosse: ele não compreendia até então que isso poderia ser a morte inclusive. Menos ainda, entendiam a ressurreição. É possível que nós também tenhamos a mesma dificuldade no nosso dia-a-dia como cristãos.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Possamos dizer a Deus sobre nossa vida e nossa história, contar nossas preocupações ou mesmo assumir nossos erros. Somos confrontados por Jesus nesse momento que deseja se entregar por nós. Será que somos capazes de corresponder a tão grande dom? Diga ao Senhor como se sente e quais são os desafios para continuar na caminhada com Ele e viver nos seus caminhos
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Deus por vezes se ausenta. Essa é uma difícil realidade que a vida cristã enfrenta, pois depois que abraçamos a conversão, essa ausência pode ser dolorosa. Acontece que Jesus mesmo mostra que será retirado do nosso meio. Na oração, na caridade, nas dificuldades, tudo isso é mistério de como confiar mesmo na escuridão da noite. Quem consegue essa confiança está cheio de esperança e vislumbra na situação de morte a vida plena.
Ação. O que eu posso fazer a partir do texto?
Hoje podemos analisar como foi a vivência da nossa quaresma. O que foi de bom que eu consegui alcançar na dimensão espiritual? As práticas quaresmais foram bem vivenciadas? Elas me levaram a um entendimento mais profundo sobre a realidade de Jesus ou não as levei a sério? Precisamos analisar esse período para aproveitar bem os frutos proporcionados a nós e ao nosso próximo.
João Victor Batista. Membro leigo do Instituto Nova Jerusalém e estudante do bacharelado em Ciências Econômicas na UFC. Reside atualmente em Fortaleza/CE.