“O Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”
16 de outubro de 2021A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos
18 de outubro de 2021Domingo, 17 de outubro de 2021.
29º Domingo Tempo Comum
Mc 10, 35-45
“Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” (Mc 10,45)
Leitura: O que o texto diz?
Após a cena da discussão pelo primeiro lugar (Mc 9,33-37), continuamos a percorrer, com Jesus e os discípulos, o caminho para Jerusalém. Marcos observa, que neste momento, Jesus vai à frente e os discípulos o seguem, “cheios de temor” (Mc 10,32). Contudo, o relato supõe nos irmãos uma concepção política do messianismo: um dia Jesus triunfará e ocupará o trono da “glória”. Querem assegurar para si os dois primeiros postos de mando e de honra. Não entendem o elementar. Regem-se pelos princípios e a lógica do mundo. Deus não é assim! É necessário segui-lo na gratuidade, na entrega de si, servir com humildade e sinceridade de coração.
Meditação: O que o texto me diz?
Diante da comunidade de Jesus, Servo Sofredor, podemos nos deixar perguntar pela Palavra na profundeza de nosso ser: aceito ser amado por Deus? Estou disposto a ser envolvido pela presença de Deus agora? O texto nos faz reconhecer que precisamos renunciar os esquemas do egoísmo, da autossuficiência, dos comodismos… Qual postura devo assumir a partir de então? Jesus me faz livre! Pois as palavras de Jesus não deixam dúvida: “quem quiser ser o primeiro, será o último de todos e o servo de todos”.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, em atenção a tua palavra, faz-nos livres das correntes do egoísmo, da opressão e do autoritarismo, para que possamos te servir na verdade e convicção de coração, colocando a dispor do próximo os dons que tu nos destes, e santificando uns aos outros no mesmo amor de Cristo. Amém.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Diante do apelo que Jesus nos faz no Evangelho e no silêncio do nosso coração, peçamos a graça do Espírito Santo para que possamos renovar o nosso servir a Cristo e a Igreja, pedindo o dom de amar verdadeiramente para se colocar a anunciar o Reino de Deus com esperança e dedicação, sendo solícito às necessidades dos irmãos e irmãs.
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Depois ter rezado com o texto sagrado, busque uma foto de Jesus, cole-a em um papel em branco e faça um pequeno texto ou uma oração de seu encontro com Cristo Jesus, fazendo memória da experiência que iniciou no processo de adesão, de que se deixou impulsionar por ele.
Ir. Cleilton Alves da Silva, membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Filosofia pelo Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.