O maior entre nós é o que nos serve
27 de fevereiro de 2024O rico e Lázaro!
29 de fevereiro de 202428 de fevereiro, 4ª feira, 2ª semana da Quaresma.
Faça silêncio. Respire profundamente. Peça ao Espírito Santo que te guie nesta oração.
Abra o coração para acolher com gratidão a Palavra do Senhor.
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar Mt 20,17-28
Estamos subindo para Jerusalém. Jesus caminha com os doze discípulos. Ficamos furiosos com a mãe dos filhos de Zebedeu. Como ela ousa? Nosso Senhor está anunciando sua morte, está dizendo o que farão com ele, e ela está preocupada com os lugares (futuro) dos seus filhos. Ainda observamos admirados, por Jesus não repudiá-la, Ele não é desses. Ele é paciente, ele escuta os desejos do nosso coração. Ele exorta, apresenta ainda que sim, quem seguir Ele deverá ter o mesmo fim. Ora, é o Pai quem concede os lugares. Vendo que ficamos irritados, Jesus nos faz um apelo essencial: “Quem quiser se tornar grande,, torne-se vosso servidor.” Ele ainda relembra, que veio para servir, dar sua vida em favor de muitos. É isso que ele quis dizer “vós bebereis do meu cálice”, e nós não compreendíamos que, íamos servir e que todos iam entregar a vida como Ele.
Meditação: O que o texto diz a mim?
Jesus não reclama por seus discípulos terem mostrado o desejo de grandeza. Contudo, diz que o serviço aos outros, é o critério essencial para ser grande em sua comunidade. Como Israel caminhou quarenta anos no deserto para aprender como ser povo de Deus e não transformar a Terra Prometida em um novo Egito, assim os discípulos devem caminhar com Jesus, a fim de não transformar a Igreja como as organizações fora dela.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Senhor, ajuda-nos a manter os olhos fixos em ti para podermos servir bem a quem conseguirmos encontrar neste dia.
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
Observe os seus sentimentos. Contemple as suas emoções. Perceba como você reage à situação da mãe dos filhos de Zebedeu. Você sente raiva, você se compadece? E nesta interiorização faça um discernimento profundo, sobre como você tem olhado as situações? Vai deixando que o sentimento de soberba vá cedendo lugar para a vontade de servir. Escute as batidas do seu coração e com sua respiração perceba as suas inquietações.
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
Faça uma visita a um enfermo, algum conhecido e se poder fazer algo por ele, mesmo que seja apenas escutá-lo. Fazer uma doação para uma instituição também é servir ao Evangelho.
Equipe do Lectionautas