O galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes
26 de março de 2024Amou-os até o fim
28 de março de 202427 de março, 4ª feira, Semana Santa
Procure um lugar confortável, aquiete seu coração e sua mente respirando profundamente várias vezes.
Peça ao Espírito Santo que conduza teus caminhos na oração.
Leitura. O que diz o texto?
Leia o evangelho de Mateus 26,14-25
No dia de hoje, temos outra perspectiva sobre os mesmos acontecimentos de ontem. Mateus mostra Judas em toda a trama para trair Jesus. Vende o Senhor, entrega-o iluido por promessas e por não se ter aberto aquilo que Ele propôs. A ceia é preparada com alegria pelos outros discípulos, mas Jesus anuncia que será entregue. Um por um, todos perguntam se seriam capazes disse, mas só Judas no seu coração entende que já o entregou.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Conforme medita o Papa Francisco: Pensemos nos muitos Judas institucionalizados neste mundo, que exploram as pessoas. E pensemos também no ‘pequeno Judas’ que cada um de nós tem dentro de si na hora de escolher: entre lealdade ou interesse. Cada um de nós tem a capacidade de trair, de vender, de escolher pelo próprio interesse. Cada um de nós tem a possibilidade de se deixar atrair pelo amor ao dinheiro, aos bens ou pelo bem-estar futuro. (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 8 de abril de 2020)
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Peçamos a Deus sobretudo perdão pelas vezes que o substituimos na nossa vida, nos deixando seduzir por outras coisas que não era a sua Palavra. A quarta-feira santa é um dia propício para pensarmos nas nossas atitudes de infidelidade e entregarmos a Deus nossa consciência. Temos a certeza do perdão, mas que só pode agir mediante o nosso sincero arrependimento dos erros e o reconhecimento das nossas fraquezas. Busquemos a santidade do lado do Senhor.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Deus nos confronta. Não existe nada escondido ao coração de Deus. Ele sonda tudo o que pensamos e muitas vezes só conseguimos mentir para nós mesmos. Como podemos caminhar na verdade e no amor dessa forma? Possamos nos colocar cuidadosamente sob esse olhar do Senhor que mesmo com todos os nossos pecados, está disposto a nos amar e se entregar por nós incodicionalmente. No silêncio da nossa oração, possamos manifestar nosso amor e nossa gratidão por tão grande dom que é Jesus.
Ação. O que eu posso fazer a partir do texto?
Não somente à Deus que podemos ser infiéis. Muitas vezes quebramos os acordos que assumimos com nossa família e nossa comunidade. Hoje é um dia propício para examinarmos nossas consciências e começar a restaurar os laços de confiança que são especiais para nós. Saibamos reconhecer e pedir perdão por todas as vezes que fomos infieis e possamos fazer um firme propósito de zelar pelos laços que nos unem aos nossos irmãs e irmãos, sobretudo aqueles que pertencem à nossa família.
João Victor Batista. Membro leigo do Instituto Nova Jerusalém e estudante do bacharelado em Ciências Econômicas na UFC. Reside atualmente em Fortaleza/CE.