O zelo pela casa de Deus
9 de novembro de 2022Quem perde sua vida por Jesus vai encontrá-la
11 de novembro de 202210/11/22 – quinta-feira da 32ª semana do tempo comum: Lc 17,20-25 – “O Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado”
Leitura: O que o texto diz?
Prepare seu ambiente de oração e invoque o Espírito Santo para que se faça presente neste momento. Abra sua Bíblia em Lc 17,20-25. Jesus é surpreendido pelos fariseus a respeito quando chegará o Reino de Deus. O Mestre vai explicando a forma de como o Reino de Deus virá: não de maneira exterior capaz de facilmente identificar “ali” ou “aqui”, pois ele está no meio deles. O Filho do Homem veio lhes anunciar. Porém, muitos não acreditaram. Por isso, ele “deverá sofrer muito e ser rejeitado”. A verdade dói, incomoda e muitas vezes não é acolhida. Assim irá acontecer também com os(as) discípulos(as) após sua partida nos inícios da Igreja primitiva e também nos dias de hoje.
Meditação: O que o texto me diz?
Retome o texto de Lc 17,20-25. Você está ouvindo o diálogo entre Jesus e os fariseus. Talvez a pergunta dos fariseus tenha chamado sua atenção. Mais ainda a resposta do Mestre que ao final afirma ser rejeitado e experimentar o sofrimento. O que isso repercutiu em seu coração?
Oração: O que o texto me faz dizer?
O Reino de Deus é uma realidade invisível que está no meio de nós, uma vez que Jesus está presente em nossa vida e em nossas comunidades de fé. Rejeição e sofrimento são coisas que o Mestre enfrentou e também seus discípulos enfrentarão. Quais os sofrimentos e as situações em que você foi rejeitado? Quais os principais desafios de sua missão que a torna muitas vezes pesada ao ponto de você querer desistir? Em um diálogo aberto, confie no Senhor e apresente sem medo suas inquietações.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Depois falar ao Senhor, chega o momento de deixá-lo agir no silêncio. As inquietações, medos e tantos outros sentimentos vão encontrando a paz gerada pelo poder da Palavra de Deus que vai atingindo seu coração no mais profundo. Experimente esse momento de olhos fechados e se entregando nos braços do Senhor.
Ação: O que o texto me faz agir?
Dia após dia você se depara com os contra valores cristãos e parece “remar contra a maré”. Diante da corrupção, do egoísmo, do desamor, da miséria, da exploração do meio ambiente e de tantas mazelas, há um chamado a testemunhar e exercer sua missão testemunhando assim o Reino de Deus. Que atitudes você deve assumir em sua vida para colaborar com um mundo mais compassivo? Quais são os necessitados que o Senhor envia para que pratiquemos sua misericórdia e torne mais concreto o Reino de Deus?
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ*
*Mestre de Noviços do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia Cristo Redentor – Fortaleza-CE, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).