
“Agora, parto para aquele que me enviou…”
27 de maio de 2025
“A vossa tristeza se transformará em alegria”.
29 de maio de 2025
28 de maio, quarta-feira, 6ª Semana da Páscoa
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Peça ao Senhor a graça de compreender sua Palavra e que ela o ajude a ser a presença Dele, no coração da humanidade.
Ler o Evangelho de João 16, 12-15
Leitura. O que diz o texto?
“o que ele receberá e vos anunciará, é meu”. Jesus continua o seu discurso de despedida dos discípulos dizendo que há muitas coisas a dizer e revelar, mas os discípulos ainda não podiam compreendê-las. O Espírito da Verdade conduzirá a plena verdade, anunciando o que ouviu do Pai e do Filho e revelando até coisas futuras.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
“não sois capazes de as compreender agora”. O discipulado se realiza no dia a dia na proximidade com a comunidade dos fiéis e no serviço fraterno. Só assim que podemos ir compreendendo as verdades do reino. O Espírito fala na Igreja e pela Igreja, assim somos encorajados nas realidades presentes e futuras.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos”. Ter um coração disponível para a voz de Cristo é manter sempre disposto ao novo de Deus. Deus sempre suscitará coisas futuras, tudo realizará numa solicita e orante. Que o dia de hoje e a oração, nos leve a ter uma sintonia e abertura com o Criador.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
“até as coisas futuras vos anunciará”. Vivemos num tempo de pressa de ansiedades, queremos antecipar tudo. O evangelho de hoje convida a reservar o futuro somente para Deus. É ele quem revelará coisas futuras, ao homem cabe a paciência e temperança. Esperar em Deus e no tempo de sua ação é a verdadeira paz.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
“o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade”. Ser conduzidos pela verdade e caminhar na verdade é o sinal visível daquele que tem consigo o Espírito de Deus. Viver na verdade é o único caminho possível para o reino de Cristo.
Pe. José Geraldo da Silva – Diocese de Caratinga-MG