“Vós valeis mais que muitos pardais”
16 de outubro de 2020Caminhamos com Jesus, atentos aos valores da nossa fé.
18 de outubro de 202017/10/20 (sábado da 28ª semana do Tempo Comum): Lc 12,8-12: “O Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”
Leitura: O que o texto diz?
Preparando seu ambiente de oração, invoque a presença do Espírito Santo. Inicie a leitura de Lc 12,8-12. Jesus está instruindo seus discípulos a caminho de Jerusalém. A verdadeira missão deles é serem suas testemunhas. Mas de quê? Testemunhas da Boa-Nova que deve ser anunciada a fim de dar prosseguimento àquilo que o Mestre iniciou. Testemunhas de que Jesus ressuscitou e está vivo no meio de cada um deles até o fim dos tempos. Diante de seu amor misericordioso e das várias oportunidades de retornar a caminhada, o discípulo não deve renegar o Mestre e tudo aquilo que Ele está disposto a fazer. Fechar-se a isso, é “blasfemar contra o Espírito Santo”, doador de todos os dons. Por isso não será perdoado. Não porque o Senhor seja incapaz de perdoar. Mas porque o próprio indivíduo se fechou em acolher esse amor misericordioso que perdoa. Deus não pode violar a liberdade que Ele mesmo deu ao ser humano. Continuando a missão do Mestre, os discípulos não devem se preocupar, porque serão auxiliados(as) e ensinados(as) pelo Espírito Santo.
Meditação: O que o texto me diz?
Retome a leitura de Lc 12,8-12. Você ouviu atentamente as palavras de Jesus. O tom é de ensino, exortação e motivação. Como tudo isso repercutiu em você? Em que situações você não conseguiu testemunhar ou anunciar a Boa-Nova de Jesus? Que atitudes não condizem com o discipulado e que precisam ser banidas de sua vida? Quais suas atuais preocupações que muitas vezes causam medo e paralisam você na missão de discípulo?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Apresente agora o que a Palavra inquietou seu coração. Peça ao Senhor a coragem de ser testemunha dele e continuador de sua missão. Mostre aquilo que quer fechar seu coração à graça de Deus: medos? preocupações? falta de perdão? Deixe o Espírito Santo te conduzir, te ensinar e te encorajar para que você não desanime na missão! O Senhor precisa de você!
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Após abrir e apresentar seu coração para Deus, no silêncio do seu interior, deixe o Senhor responder aos seus apelos mais profundos. Não deixe suas preocupações roubar essa paz que vai pouco a pouco se instalando em você. Se desejar, respire profundamente e sinta a presença harmoniosa de Deus. Abandone-se e aproveite esse momento!
Ação: O que o texto me faz agir?
Em um mundo marcando com tantos contra-valores cristãos, é um grande desafio ser uma autêntica testemunha de Jesus Cristo. É tempo dizer NÃO à corrupção, ao egoísmo, ao desamor, à miséria, à devastação do meio ambiente e tantas mazelas que assolam o país. Ensinado(a) e encorajado(a) pelo Espírito Santo, assuma um estilo de vida que testemunhe a Boa-Nova. Não basta somente escutar a Palavra de Deus. É preciso por em prática urgentemente o que Ela inquieta seu coração.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).