Quem me vê vê também o Pai (Jo 14, 6-14)
3 de maio de 2016Tristeza e alegria (JO16, 16 – 20)
5 de maio de 2016Ainda tenho muitas coisas para lhes dizer, mas vocês não poderiam suportar isso agora. Porém, quando o Espírito da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês. O Espírito não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouviu e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer. Ele vai ficar sabendo o que tenho para dizer, e dirá a vocês, e assim ele trará glória para mim. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso eu disse que o Espírito vai ficar sabendo o que eu lhe disser e vai anunciar a vocês.
Ainda tenho muitas coisas para lhes dizer, mas vocês não poderiam suportar isso agora. Dizem-nos que precisamos saber tudo sobre tudo! E que tempo nos sobra para saber algo sobre nós mesmos?
Tanta gente fala tanta coisa! Em quem acreditar? Que teorias seguir? Onde está a verdade? Temos tanta informação! Mas o tempo que temos para assimilá-las não muda. Por outro lado, a enxurrada de informações não tem nos dado autoconhecimento. Não tem nos permitido saber mais sobre nós mesmos.
Tento acalmar meu coração com a garantia Jesus dá: O Espírito da Verdade ensinará toda a verdade a vocês!
Quando estava com os discípulos, Jesus mesmo era a verdade (Jo 14,6), Jesus mesmo os orientava. Jesus está dizendo que, quando Ele se ausentar, os discípulos não ficarão desamparados. A verdade continuará a acompanha-los.
Que na oração de hoje possamos responder:
– O que é importante pra mim?
– Que tempo tenho dedicado ao que é mais importante?
– Como me preparar para fazer bem isso que é importante pra mim?
O Espírito me ajuda a fazer escolhas de acordo com os meus desejos e com o desejo de Deus para a minha vida. Mas é preciso conhecer meus próprios anseios. É preciso fazer silêncio interior e se reconhecer. E depois de fazer essas escolhas posso focar e agir para que as escolhas passem a ser tornar realidade, opções de ação e de vida.
Que o encontro com Deus possa despertar em nós o desejo de conhecer a verdade, de recriar e reinventar a realidade para que ela possa ser mais humana.
Pollyanna Vieira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte – MG