“E a Palavra se fez carne e habitou entre nós”
25 de dezembro de 2022“Ele viu, e acreditou”.
27 de dezembro de 20222ª feira – 26 de dezembro de 2022
2º Dia na Oitava de Natal – Festa de Santo Estêvão, protomártir,
“… O Espírito do vosso Pai é que falará através de vós”.
Espírito Santo, nos ajude a acolher e viver com fidelidade a Palavra de Deus, nossa Luz
EVANGELHO: Mateus 10, 17-22
Leitura. O que diz o texto?
Neste 2º dia de oitava de Natal, vivemos a alegria da encarnação divina, a presença de Jesus Cristo, sua vida: missão e projeto, no meio da humanidade. Este acontecimento é também desafio, como lemos na Palavra ontem: Ele “veio para os seus e os seus não o acolheram”( cf. Jo1,11). Também não será diferente com os discípulos. Hoje, fazemos a memória do martírio de Santo Estevão. Jesus orienta os discípulos para terem cuidado com os perseguidores (por darem testemunho). Os encoraja, alertando que não se preocupem com o que dizer diante dos tribunais, estarão sozinhos “o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós”. Por causa dele, serão perseguidos, odiados… “mas quem perseverar até o fim, esse será salvo” ( Mt10, 22b).
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
A Palavra encarnada em nosso meio, é Jesus, sinal de luz mas também de perseguição para quem o segue. Ser discípulo de Jesus é assumir o projeto de vida que Deus sonhou para a humanidade. É enfrentar as forças opostas ao amor, à vida, justiça, …. Estevão, ao abraçar a fé, é exemplo de quem acolhe a proposta de Deus e a Ele se entrega toda sua firmeza e fidelidade. Ele tem total confiança na verdade da encarnação “O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós”, que Cristo é Senhor da Vida. Ser verdadeiro discípulo é confiar na salvação de Deus, proclamada por Jesus.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, queremos ser firmes no seguimento de Jesus, por meio do testemunho de vida e anúncio da tua Palavra. Envia teu Santo Espírito de fortaleza e coragem, para sermos testemunhas fiéis da sua encarnação, vida, morte e ressurreição, na luta pela defesa do teu projeto de amor para a humanidade.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Jesus, rosto humano do Deus que é puro amor e cuidado, nos chama a ser com Ele, hoje, construtores de um novo humanismo. Fazendo a memória da sua presença percebemos os momentos em que o negamos, não o acolhemos e também quando lhe somos fiéis. Ele, em sua misericórdia, acolhe nossa fraqueza e nos ajuda a retomar nosso compromisso com sua proposta.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
A vida de santo Estevão revigora em nós a vontade de sermos fiéis à proposta de vida que Deus cotidianamente, nos chama a assumir. Que atitude precisamos emergencialmente ressignificar, olhando fixo para Jesus pensemos: qual é seu apelo, hoje, para minha vida?
Ana Angélica Ribeiro – Especialista em Catequética e membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2