“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo,tome a sua cruz e me siga.
3 de setembro de 2023“Eles ficavam maravilhados com seu ensinamento…”
5 de setembro de 202304 de Setembro de 2023, 2ª feira, 22ª Semana do Tempo Comum
Em um lugar silencioso, respire, sinta em seu corpo o pulsar da vida e faça uma prece ao Espírito Santo, para que te conduza nesta Leitura Orante com o texto do evangelho de Lucas 4,16-30 .
Leitura: o que o texto diz?
Jesus escolheu um texto do livro do profeta de Isaías para ler e fazer sua interpretação. Ele lê: «O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me consagrou com a unção». Estas palavras têm um sentido que ultrapassa o momento histórico concreto em que foram pronunciadas. O Espírito Santo habita em plenitude em Jesus Cristo, e é Ele quem o envia. Anunciar, libertar e curar, eis o itinerário, a tríplice missão de Jesus. Embora falasse com autoridade, afirmando ser aquele o momento do cumprimento da referida passagem, muitos judeus não o compreendiam e até o expulsaram da cidade.
Meditação: o que o texto me diz?
“Em verdade vos digo que nenhum profeta é aceito em sua própria terra.” Jesus não realizou nenhum milagre na sua cidade “Nazaré”, por causa da incredulidade do seu povo. Os que primeiro admiravam, o rejeitaram. O texto nos mostra o grande desafio de evangelizar entre nós mesmos, mas Deus continua caminhando com seu povo. Jesus é o grande profeta, mas não somente porque ele se sabe enviado, mas porque, como os profetas, é rejeitado.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria e a coragem para compreender a Boa-Nova que Jesus veio anunciar. Termine sua oração pedindo ao Espírito Santo, luz para ver a sua própria cegueira, a sua pobreza, as forças que te oprimem, tudo aquilo que te prende, para dar conta da sua pertença total ao povo de Deus.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
O texto do evangelho provoca um grande questionamento: que lugar ocupa este Jesus, Filho de Deus vivo, encarnação e cumprimento das escrituras, na minha vida de todos os dias?
Ação: o que o texto – e este encontro – me solicita a agir?
O evangelho provoca a viver atuando por um mundo mais justo, seja na defesa da ecologia integral, com penas ações do dia-a-dia, seja na família e trabalho, procurando ser justo, defendendo os pequenos, os descartados deste mundo.
Equipe do Lectionautas