
A sedução dos primeiros lugares
31 de agosto de 2025
01 de setembro, 2ª feira, 22ª Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 4,16-30
Leitura: O que o texto diz?
É de esperança que fala o evangelho de hoje. Na sinagoga de Nazaré, onde havia sido criado, Jesus, num dia de sábado, apresenta seu programa de vida, sua missão, por meio da leitura do profeta Isaías. Por intermédio desse texto, ele diz a que veio: primeiro, reconhece que o Espírito de Deus está com ele e que foi consagrado para uma missão; depois, foi ungido para anunciar a esperança (a Boa-Nova) aos pobres; que Deus o enviou para proclamar a libertação aos presos; a recuperação da vista aos cegos; libertar os oprimidos; enfim, proclamar um ano de graça do Senhor.
Meditação: O que o texto me diz?
Muitos ficaram encantados com Jesus; com tudo o que ele disse e com a maneira como ele disse. Essa foi, de fato, a missão de Jesus e é a missão de todo cristão: levar a esperança aos que sofrem. Porém, Jesus sabia que isso não seria fácil. Ele encontraria muita resistência, a começar pelos que o conheciam, seus conterrâneos e seus familiares. Assim sendo, adianta que não desanimaria diante das rejeições. A reação dos assistentes foi violenta. Eles queriam lançá-lo num precipício, mas ele saiu ileso de tudo isso e seguiu adiante em sua missão de levar a esperança. Que Cristo nos ajude a continuar firmes em nossa missão, sem perder a esperança, mesmo que as rejeições ou indiferenças sejam grandes.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Converse com Deus sobre as dificuldades, desafios e adversidades na missão cristã de cada dia.
Agradeça ao Senhor pela sua vinda para nos ensinar a amar como ele. Amor consolador, gerando vida, justiça e paz; para que todos tenham vida em abundância. Assim sendo, possamos fielmente assumir o programa de vida e liberdade que ele nos dá com sua vida e palavras.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você acolhe Jesus e sua Boa Nova no seu dia a dia? Jesus é a Esperança de um mundo totalmente novo, marcado pela justiça, vida e liberdade. Você contribui para edificação do Reinado de Deus na história? O Evangelho é centro no seu agir nas relações com as irmãs e irmãos?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“…O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu para anunciar o evangelho aos pobres.” Jesus é o missionário do Pai; nele temos vida e liberdade. É o nosso messias trazendo salvação para toda humanidade. Acolhamos aquele que vem em nome do Senhor.