Conversão de São Paulo
25 de janeiro de 2025A abertura ou o fechamento do nosso coração
27 de janeiro de 202526 de janeiro, 3º domingo do Tempo Comum| Domingo da Palavra de Deus
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra.
Leia o evangelho de Lucas, Capítulo 1, versículo de 1 a 3 e capítulo 4, versículos de 14 a 21.
Leitura: o que o texto diz?
No evangelho de hoje Jesus entra na sinagoga em Nazaré, toma o livro do profeta Isaías e lê a passagem que revela a sua missão. Antes de começar a narrar o ministério da vida pública, o evangelista Lucas quer deixar muito claro a seus leitores qual é a paixão que impulsionou Jesus e qual foi o horizonte de sua atuação. Os cristãos devem saber em que direção o Espírito de Deus conduziu Jesus, pois segui-Lo é precisamente caminhar em sua mesma direção. Lucas nos apresenta Jesus como o grande Mestre: seu ensinamento é novo, pois, ao mesmo tempo que ensina, liberta. O Evangelho de hoje marca o início da missão de Jesus: conduzido pela força do Espírito, Ele começa justamente lá onde “ninguém era capaz de dirigir o olhar e o coração”.
Meditação: o que o texto me diz?
A cena na Sinagoga em Nazaré é impactante. Não é casual que Lucas a eleja como ponto de partida de todo o ministério de Jesus. Chama a atenção, antes de tudo, a “ousadia” de Jesus: ele, o carpinteiro do povo, sem título algum, se levanta na sinagoga de seu próprio povo e se reveste da função do escriba, se apresenta como mestre, diante da admiração e espanto de todos. Lucas descreve com todo detalhe o que Jesus faz na sinagoga: põe-se de pé, recebe o livro sagrado, ele mesmo busca uma passagem de Isaías, lê o texto, fecha o livro, o devolve e senta-se. Todos escutam com atenção as palavras escolhidas por Ele, pois revelam a missão à qual se sente chamado por Deus.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Faça revisão de sua vida à luz da missão de Jesus e peça ao Espírito Santo a coragem para anunciar a Palavra de Deus. Peça que Ele seja a grande inspiração da sua vida e missão.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Se o que fazemos e proclamamos, como cristãos, não é captado como algo bom e libertador pelos que mais sofrem, que Evangelho estamos anunciando? A que Jesus estamos seguindo? Quê espiritualidade estamos promovendo? Estamos caminhando na mesma direção que Jesus caminhou? Na sinagoga de sua vida, o que prevalece? A preocupação com o rito, com a doutrina, com as leis… ou é lugar de abertura ao mundo do outro?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“‘O Espírito do Senhor está sobre mim”, diz Jesus no evangelho de hoje. Jesus vive e começa a atuar impulsionado pela “força do Espírito de Deus”. Ele se deixa conduzir, no mais profundo de si mesmo, pelo Espírito; deixa que Deus viva nele; deixa Deus ser Deus nele. Sob a ação do Espírito, Jesus deixa claro que sua missão é a de aliviar o sofrimento humano; Ele reconstrói o ser humano ferido, fragilizado, privado de sua dignidade, sem poder dar direção à sua própria vida. Façamos nossas as palavras de Florentino Ulibarri neste poema-oração:
Ao vento de teu Espírito,
que se apoderou de Jesus
e o encheu de força e de ternura
para anunciar a Boa Nova aos pobres,
nos aventuramos, Senhor.
Ao vento de teu Espírito,
que sopra onde quer, livre e libertador,
vencedor da lei, do pecado, da morte,
e alma e alento de teu Reino,
obedecemos, Senhor.
Equipe Lectionautas