“Se eu não for, não virá até vós o Defensor”
7 de maio de 2024“A vossa tristeza se transformará em alegria”
9 de maio de 20248 de maio de 2024, quarta-feira da 6ª semana da Páscoa
Silencie, respire, aquietando seu coração… Peça ao Espírito Santo que ilumine e conduza sua reflexão
Refrão meditativo: Tu és fonte de vida Tu és fogo, tu és amor. Vem, Espírito Santo!
Evangelho segundo João 16,12-15
Leitura: O que o texto diz?
O Evangelho de João continua a narrativa do discurso de despedida de Jesus. Ele diz que há ainda muito o que os discípulos precisam ouvir, saber… não é possível, ainda, que entendam toda a verdade e inteireza da sua mensagem. Para que eles cheguem à plena verdade, é preciso que Jesus lhes envie o Espírito de Deus, para que os capacite e conduza à plena verdade. Jesus reafirma sua unidade e fidelidade em cumprir a vontade do Pai, pela força do Espírito Santo, que anuncia e faz acontecer por meio de cada um, a beleza da presença e projeto de Deus, no meio da humanidade.
Meditação – O que o texto me diz?
A revelação divina vai se dando ao longo da história, tem sua plenitude em Jesus. A aproximação do mistério, a compreensão humana é um processo contínuo. A linguagem humana é limitada para expressar o mistério de Deus, Jesus pela sua experiência de vida deu a conhecer o Pai e seu projeto para a humanidade. O Espírito que do Pai e do Filho provém, irá conduzir, numa perspectiva sempre atualizada e progressiva da missão, que chama a cada um para anunciar, viver e promover a vida. Medite sobre a experiência da presença do Espírito em sua vida, que encoraja, fortalece, conduz…
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Agradeça ao Senhor a beleza da presença do Espírito de Deus que faz morada em seu coração e te conduz, como conduziu os discípulos pra viver e anunciar a missão delegada a cada um. Reze a sua missão, a beleza de contribuir com o projeto de Deus para a humanidade. Peça força e perseverança diante dos desafios.
Contemplação: O que Deus, através do texto faz em mim?
Volte o olhar para sua história, sua caminhada de fé. Como percebe a presença de Deus por meio das pessoas, acontecimentos… texto nos convida a olhar para nossa história, para nossa caminhada de fé. É como o próprio Jesus diz no evangelho: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora”. Faça uma memória agradecida… as graças, os desafios, as superações, as descobertas que nossa caminhada de fé, conduzida pelo Espírito, nos proporcionou até aqui.
Ação: O que o texto – e este encontro com a Palavra– me solicita a agir?
Alimentar o encontro diário com a trindade santa, aos poucos, vai transformando o jeito de ser e viver. O Espírito de Deus, conduz o caminho da verdade, capacita a cada um ser mais humano e convida a contínua missão em prol de um mundo melhor. Que aspecto precisa melhorar, para se deixar conduzir pelo Espírito de Verdade e Amor, transformando a realidade ao seu redor?
Ana Angélica Ribeiro-Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2