Conversas sem compreensão
29 de maio de 2021Maria visita Isabel e serve em sua casa!
31 de maio de 2021SOLENIDADE DA SANTISSIMA TRINDADE (30/05/21)
Mt 28, 16-20 – O ENVIO MISSIONÁRIO!
Leitura: o que o texto diz?
Jesus revela sua autoridade na missão cumprida pela autoridade do Pai e a força do Espírito Santo. Na Galileia, Jesus revive o chamado dos onze discípulos em ser missionários da Trindade e batizar novos membros do discipulado. A advertência é que observem tudo que o Senhor ordenou no caminho do discípulo e prometeu sua presença até o fim do mundo.
Meditação: O que o texto me diz?
A Santíssima Trindade é comunhão de amor. Jesus veio ao mundo para ajudar a humanidade a superar o egoísmo e fazer da vida um gesto de comunicação de solidariedade e fé. É um texto missionário que coloca para nós a observância da missão de Jesus e sua presença contínua em nosso meio.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Jesus nos convida a vivência da atitude MISSIONÁRIA. É no caminho da vida que um cristão se faz cumprir sua missão de seguir a Jesus. Caminho este que cercado de desafios e obstáculos, jamais poderá ser maior que a nossa fé Pascal. Ele anda ao nosso lado, à nossa frente e, muitas vezes, nos amparando em vários momentos, mas sem ser reconhecido por nós. A vida é momento do plantio e da perseverança. A Trindade Santa nos consola e nos traz a paz que precisamos. Ela comunica a vida em abundância. Fala com Deus sobre o que isso provoca em você.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
São Francisco já dizia que tomássemos cuidado com nossa vida, pois talvez fosse o único Evangelho que as pessoas pudessem ler. Ao sermos missionários, e se fazermos discípulos, temos que tomar cuidado com nosso agir. Através da nossa fé em Jesus devemos iluminar, também, outros lugares onde se faz necessário recebê-lo. ESCUTAR o chamado de Cristo para sua Palavra é entender que cultivaremos em nosso coração o que recebemos em nosso Batismo como promessa: Cristo está conosco sempre.
Ação: o que eu posso fazer a partir do texto?
Aprender com Jesus, amar como Jesus, ressoa na canção do Pe. Zezinho. Na desesperança de uma transformação do mundo pelas nossas ideologias que nos sacrificam; o texto de hoje, a Igreja, sobretudo o Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, nos convida a evangelizar o mundo com o Amor que nos salva. Ação justa e agradável a Deus é aquela que a Palavra tocou meu coração e me impeliu a vivenciar este mistério de comunhão de amor da Santíssima Trindade. Somos todos TEMPLOS do Espírito Santo, é preciso avivá-lo dentro de nós e na sabedoria cuidar da promessa de Deus! Ele está conosco até o fim do mundo.
Pe. Almerindo da Silveira Barbosa – padre da Diocese de Luz-MG, membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2, Especialista em Pastoral.
Imagem: Rublev