“Os maiores do Reino são aqueles que se fazem menores entre os irmãos”
11 de agosto de 2020“A radicalidade da vida cristã: perdoar de coração a seu irmão”
13 de agosto de 2020QUARTA – FEIRA – 12/08/2020
19ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho Mt 18, 15-20
“O diálogo como modo de proceder diante dos conflitos da vida comunitária”
Inicie com uma oração ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, feche os olhos, respire fundo várias vezes para acalmar o coração e entrar em sintonia consigo mesmo com o outro e com Deus.
Refrão meditativo: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra. Inunda meu ser, permanece em nós.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Esse texto segue na dinâmica do ser Igreja, com a pedagogia de Jesus que nos orienta para uma vida de discipulado missionário, na comunidade cristã. A importância do diálogo, do acolhimento, dos conselhos e de como lidar com os conflitos comunitários.
Jesus orientaseus discípulos sobre como eles devem se comportarem quando os membros da comunidade cometem erros. Apresenta-lhes uma fórmula conhecida como correção fraterna. É o modo de corrigir o irmão quando este pecar.
Primeiro deve corrigi-lo a sós. Se este não atender, deve fazê-lo diante de testemunhas. Se ainda não lhe der ouvidos, leve-o à Igreja, uma assembleia de irmãos. Se mesmo à Igreja não der ouvidos, trate-o como um pagão.
Tratar o outro como se fosse pagão significa não dar mais importância ao fato. O caso pode ser encerrado. Nesse sentido Jesus dá o poder a seus discípulos de perdoares uns aos outros. Jesus ainda lhes ensina uma oração em comum.
Meditação: O que o texto diz para mim?
O que esta palavra ou frase, que me chamou atenção, diz para mim? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia esse texto vagarosamente. Veja como Jesus trabalha com seus discípulos a formas de manter um bom relacionamento na comunidade. E para você? O que significa esses ensinamentos? Como você se vê diante dessa prática? Eles têm valor para você?
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Releia com atenção o texto. Se você está no exercício de uma liderança, na comunidade, peça a Deus que te oriente para uma convivência fraterna. Se, ao contrário, você faz parte do grande grupo, peça a Deus o dom de perdoar, de acolher o outro, de saber ouvir… Fale com Deus. Peça a luz do Espírito Santo para iluminar seu coração e te ajudar a discernir qual a melhor foram de dialogar com o irmão que peca. A oração do cristão nasce de uma revelação.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Nesse momento é Deus que vem ao seu encontro, permita a sua aproximação. Respire. Deixe Deus te conduzir. É ele quem toma a iniciativa. Feche os olhos e escute a voz amorosa Deus. Deixe acontecer esse encontro com ele.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, preciso mudar o meu agir? Dialogar melhor com a minha família? E na comunidade, o que posso mudar para melhorar as relações com as pessoas?
Neuza Silveira de Souza. Catequista. Estudante de mestrado. Estudou Bíblia no SAB e Teologia sistemática na FAJE.