
Quem não é contra nós é a nosso favor
26 de fevereiro de 2025
Sem amor, não há sentido para o cumprimento da lei
28 de fevereiro de 2025
27 de fevereiro, 5ª feira, 7ª Semana do Tempo Comum
Orientações gerais para navegar na Palavra de Deus:
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Marcos 9,41-50
Leitura: o que o texto diz?
O evangelho de hoje nos apresenta a preocupação de Jesus em advertir os discípulos a respeito do zelo com os pequeninos, tendo como norte a observância das atitudes, eliminando tudo aquilo que possa ser motivo de escândalo entre aqueles que ainda são frágeis em sua fé. A pedagogia de Jesus direciona os discípulos a realizarem atitudes concretas: corta-o! arranca-o! São atitudes radicais que todo seguidor de Jesus deve realizar para que sua vida se torne exemplo e para que não perca em si o sabor do Reino de Deus que deve dar seu gosto ao mundo.
Meditação: o que o texto me diz?
O evangelho de hoje fala da recompensa por fazer algo a um seguidor de Cristo e do prejuízo de se causar um escândalo a alguém. Melhor romper com o que nos leva ao sofrimento, à desumanização e ao pecado do que carregar isso consigo em um caminho de morte. Nascemos para a vida plena na liberdade de filhos e filhas de Deus.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de verdadeiras renúncias em prol do amor e da liberdade para qual somos destinados.
Reze oferecendo tudo ao Senhor. A vida ganha mais sentido na entrega e no serviço. Quanto mais doamos mais recebemos de Deus e nos enriquecemos espiritualmente. Peça ao Senhor pela saúde do Papa Francisco. Peça também pela paz no mundo.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
O evangelho de hoje, sobretudo, é um desafio: o que em nós precisa ser cortado, arrancado, revisto, moldado, para que de fato, possamos seguir a Jesus? O que você precisa deixar para melhor seguir a Jesus Cristo? Que ações precisam ser mudadas para melhor testemunho do evangelho?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno” diz Jesus. Jesus alerta que é preciso desfazer-se de tudo que se impõe diante de nós desviando-nos da vida plena, para que de luta em luta arrancado pela raiz, cortando tudo aquilo que é motivo de queda, possamos com autenticidade sermos o sabor do Reino de Deus na vida do próximo, não somente dentro de nossas igrejas enquanto templos, mas sobretudo, nos diversos espaços sociais que ocupamos.
Equipe Lectionautas