As bem-aventuranças e o caminho para a santidade
6 de novembro de 2022Ser um simples servo
8 de novembro de 202207/11/22 – segunda-feira da 32ª semana do tempo comum: Lc 17,1-6 – O corrigir e o perdoar nos fazem verdadeiros irmãos
Leitura: O que o texto diz?
Sob a presença do Espírito Santo, tome em mãos Lc 17,1-6. Leia atentamente se imaginando na cena. Jesus está instruindo seus discípulos para não causarem escândalos, por mais que eles possam acontecer. Em seguida, orienta-os a corrigir os irmãos quando eles pecarem, a fim de que não permaneçam no erro. Também fala da importância de perdoar quando eles se arrependerem, por mais que isso aconteça várias vezes. A comunidade sempre deve estar aberta ao perdão porque ele liberta. Os discípulos estão atentos e sabem que isso é desafiador. Pedem ao Senhor para que lhes aumente a fé. Jesus dá o exemplo da fé do tamanho de um grão de mostarda capaz de fazer coisas inacreditáveis, como transplantar uma amoreira da terra firme para o mar.
Meditação: O que o texto me diz?
Atento ao diálogo entre Jesus e seus discípulos, perceba como essas palavras inquietaram você. Como a missão de corrigir a(o) irmã(o) repercute em sua vida? Diante de seu arrependimento, como você é capaz dar o perdão, mesmo sabendo que ele é fundamental para as coisas fluírem. Como anda sua fé? Deixe a Palavra continuar mexendo com você.
Oração: O que o texto me faz dizer?
À medida que você vai meditando a Palavra, surge o desejo de apresentar ao Senhor situações e pessoas que de alguma forma erraram ou machucaram você. Às vezes são “bobagens” outras vezes inquietam e deixam marcas profundas que dificultam o perdão. Peça ao Senhor para que Ele aumente sua fé e isso seja capaz de liberar o perdão àquilo que ainda hoje incomoda e trava sua vida. Saiba que sozinho(a) você não é capaz. Com a ajuda do Senhor, você é capaz de ultrapassar essas dificuldades e vencer com a força do amor e do perdão.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Depois de ter colocado tudo para fora, situações, palavras, coisas que requerem o perdão, agora é o momento de silenciar e deixar a Palavra de Deus agir misteriosamente no íntimo do seu coração. Permita que ação de Deus que derrama seu amor possa cicatrizar feridas e impulsionar você para uma vivência profunda de liberdade e paz, frutos do perdão liberado.
Ação: O que o texto me faz agir?
Um coração grato e generoso é capaz de transformar o mundo em sua volta. Assim acontece com todo aquele que experimenta o poder salvífico do amor misericordioso de Jesus que repercute na atitude de corrigir e de perdoar no amor. Quais pessoas ou situações você pode agir de coração aberto para que sintam a força do perdão e do acolhimento? De quais escândalos você precisa fugir para continuar firme na caminhada de discípulo. Não esqueça de que Ele permanece com você!
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ*
*Mestre de Noviços do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia Cristo Redentor – Fortaleza-CE, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).