Deixai as pessoas de boa vontade (Marcos 9, 38-40)
18 de maio de 2016Leitura: Marcos 9,41-50
– Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem der um copo de água a vocês, porque vocês são de Cristo, com toda a certeza receberá a sua recompensa.
Jesus continuou:
– Quanto a estes pequeninos que creem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço. Se uma das suas mãos faz com que você peque, corte-a fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna com uma só mão do que ter as duas e ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga. [Ali os vermes que devoram não morrem, e o fogo nunca se apaga.] Se um dos seus pés faz com que você peque, corte-o fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna aleijado do que ter os dois pés e ser jogado no inferno. [Ali os vermes que devoram não morrem, e o fogo nunca se apaga.] Se um dos seus olhos faz com que você peque, arranque-o! Pois é melhor você entrar no Reino de Deus com um olho só do que ter os dois e ser jogado no inferno. Ali os vermes que devoram não morrem, e o fogo nunca se apaga.
– Pois todas as pessoas serão purificadas pelo fogo, assim como os sacrifícios são purificados pelo sal. O sal é uma coisa útil; mas, se perder o gosto, como é que vocês poderão lhe dar gosto de novo? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros.
Oração: O corpo e o pecado
Jesus nos chama a atenção para o pecado que praticamos com as mãos, os pés e os olhos. Melhor aleijados do que distantes da vida eterna no Reino. Citando partes de nosso corpo, sugere um convite para que revisemos a nossa vida e busquemos, pela atitude de cada membro/órgão, aquilo que nos tem feito pecadores e afastados dele.
Como temos usado nossas mãos? Jesus espera que elas nos sirvam como ferramentas de caridade. Para onde tem nos levado nossos pés? Não podemos vacilar e deixar de seguirmos os corajosos rastros deixados por ele. O que nossos olhos têm visto? Eles não nos devem servir meramente para capturarem imagens frias da rotina; precisam ser usados com reflexão.
Façamos hoje um momento de oração para compreendermos como o nosso corpo tem se comportado frente à possibilidade do pecado. Lembremos que Jesus deixou-se açoitar, perfurar, desfigurar, mas prevaleceu a sua glória ao vencer a morte e livrar toda a humanidade da escuridão.
Marcelo H. Camargos – Família Verbum Dei de Belo Horizonte/MG