“Exemplo autêntico de cristão”
8 de abril de 2024“Luz pra toda vida”
10 de abril de 2024Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire lentamente pelo nariz. Sinta o próprio corpo. Perceba as sensações corporais desde a cabeça até os dedos dos pés.
Escute o seu coração. Acalme os pensamentos e respire fundo.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leia o evangelho de João 3,7b-15
Leitura: O que o texto diz?
A alegria do céu inicia aqui. Precisamos atentar para os sinais e buscar entender as coisas do alto. Não dá para esperar e viver o amor somente quando formos desta vida. O amor dever ser experienciado aqui, encontrar Jesus em nós mesmo, no próximo e nas coisas mais simples.
Nicodemos, mestre da lei, representado por Israel, é abordado por Jesus sobre o seu entendimento do mundo e do alto. Ora, eles aguardavam um Messias Salvador com espada, porém, Jesus em sua serenidade traz a paz, a partilha, a fraternidade, e, portanto, o amor. E há a necessidade de um renascer em cada um de nós, abandonar as leis de Moisés, uma vez que, Jesus é a nova Lei. Uma pessoa da elite social como Nicodemos teve dificuldades de compreender Jesus e sair das amarras da lei como sua segurança. Não conseguiu aderir à nova Lei do Amor, e assim, muitos de nós agem como Nicodemos.
Meditação: O que o texto me diz?
Diante do texto, das mensagens que mais me chamam a atenção, está em refletir se estou sendo um Nicodemos, fechado para as renovações trazidas pelo Cristo?! Como vejo Jesus hoje em minha vida, um sinal de misericórdia ou de punição? Que eu possa me abrir diante desse contexto e sentir Jesus ao meu lado suscitando minha renovação.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Oração, compreensão, discernimento, são caminhos para tomarmos uma direção mais plausível como seguidor do Cristo. Entender que o céu já inicia aqui é fundamental para o processo de nossas mudanças em nossas atitudes. Vivenciar o amor aqui sem perder tempo, eis o que muitos não compreendem.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Imagine-se sendo Nicodemos abordado por Cristo, no qual sua perspectiva era outra sobre o Messias. Tamanha sua surpresa, e mesmo crendo que é um homem de Deus, rejeita seus ensinamentos com receio talvez de como seria recebido no Sinédrio pelos outros fariseus. Que Deus seja luz neste momento e que você pratique atitudes diferentes em prol do Reino.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Iluminado e agraciado(a) pela decisão da Lei do Amor, sem perder mais tempo com tantas normas como seu guia e compreendendo as coisas do alto, eis agora a sua tarefa: ser um germinador(a) de sementes as quais estão sem cuidados, presas ao fundamentalismo e necessitadas de liberdade para discernirem que o céu começa aqui.
Mércia da Silva Pereira*
Graduada em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF). Atualmente reside em Mossoró/RN.