A importância de estar entre os pequenos
28 de setembro de 2015O caminho do discípulo de Jesus
30 de setembro de 2015Quando Jesus viu Natanael chegando, disse a respeito dele:
— Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero.
Então Natanael perguntou a Jesus:
— De onde o senhor me conhece?
Jesus respondeu:
— Antes que Filipe chamasse você, eu já tinha visto você sentado debaixo daquela figueira.
Então Natanael exclamou:
— Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel!
Jesus respondeu:
— Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.
Hoje a Igreja comemora a festa dos três Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael.
Na leitura proposta, Natanael fica de tal forma maravilhado por Jesus tê-lo visto debaixo da figueira, que é levado a fazer uma profissão de fé, reconhecendo Jesus como o Filho de Deus, o Rei de Israel. Contudo, Jesus chama a atenção dele, pois aquilo era muito pouco perto de tudo que ele ainda veria, e afirma a todos que eles veriam o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.
Ora, o Filho do Homem seria cuidado por Deus. O próprio Diabo, quando tentava a Jesus, cita as escrituras que diziam que Ele seria cuidado pelos anjos de Deus (Lc 4, 10).
A tradição confere aos três Arcanjos dons diferentes. Miguel é protetor, Gabriel é mensageiro e Rafael é aquele que cura.
Jesus, ao enviar os doze em missão, deu-lhes poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças e, então, enviou-os a anunciar o Reino de Deus e a curar os doentes (Lc 9, 1-2).
Os doze, em sua missão, levavam consigo os dons dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.
Após sua ressurreição, Jesus novamente envia seus discípulos – todos nós batizados – em missão e garante que estará conosco todos os dias, até o fim dos tempos (Mt 28, 19-20).
Ora, se Jesus continua conosco, o céu continua aberto e os anjos de Deus continuam subindo e descendo sobre nós.
A missão dada aos doze naquela época foi estendida a todos nós. Nossa oração, hoje, pode ser perceber nossa intimidade com o céu. A garantia que vem de Jesus de que os anjos de Deus estão cuidando de nós, portanto podemos levar em frente, sem receio, a missão de anunciar a todos os povos a alegria de seguir Jesus, amar como Ele e ter a sua paz.
Que São Miguel nos proteja de nossas más intenções, São Rafael nos cure de nosso egoísmo e São Gabriel nos anuncie sempre que Jesus nasceu na simplicidade de uma manjedoura, viveu com os pequenos, para nos ensinar a amá-Lo neles. Amém!
***
João Batista Pereira Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte