Senhor, Tu tens palavras de vida eterna!
20 de abril de 2024Eu sou a porta das ovelhas
22 de abril de 202421 de abril, 4º domingo da Páscoa.
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Acalme os pensamentos e respire fundo. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leia o evangelho de João 10,11-18
1. Leitura: O que o texto diz?
Iniciemos esta leitura orante invocando o Espírito Santo para que ele venha abrasar os nossos corações e nos impulsionar a seguir o Evangelho. Agora abra a sua Bíblia em Jo 10,11-18 e vamos desfrutar do que o Senhor tem para nós hoje. Nesta passagem, Jesus assume o título messiânico de bom pastor. Isso significa que ele atribui a si o dever de conduzir ao Pai, o povo que estava disperso como ovelhas sem pas. As pessoas reconhecem a sua palavra, pois ela toca no mais profundo do seu coração, tendo uma experiência de fé. Ao final, Jesus, como o Bom Pastor, busca guiar para Deus todos aqueles que estão distantes formando um único rebanho. Ele nos chama a fazer parte do seu rabanho, para termos a alegria de sermos filhos do Pai.
2. Meditação: O que o texto me diz?
Agora tomando novamente o texto, o que mais lhe chamou a atenção? Como ou em que momentos o texto se aplica em sua vida? Perceba no seu cotidiano, se você tem ouvido a voz de Jesus. Muitas vezes numa sociedade tão secularizada, pode-se perder o sentido cristão das coisas. O que te dispersa em ouvir a voz do verdadeiro pastor? Deixe o texto lhe questionar e permita-se transfigurar na palavra.
3. Oração: O que o texto me faz dizer para Deus?
Neste momento se coloque diante de Deus e abra-se a ele. Peça a conversão do seu coração. Se questione e fale para o Senhor o que está lhe inquietando. Pelo discernimento do Espírito Santo somos capazes de distinguir a voz do verdadeiro pastor. Clame ao Senhor para que ele mande o
seu Espírito em seu auxílio e lhe dê a graça de uma intimidade mais profunda com Jesus a fim de segui-lo como verdadeiro discípulo(a).
4. Contemplação: O que o texto faz em mim? Qual o novo olhar que o texto provoca em mim?
Diante de tudo que você leu, meditou e rezou, o que você está sentindo no seu coração? Feche seus olhos e em silêncio, entre dentro da cena narrada hoje. Os discípulos ao entorno de Jesus, e você está no meio deles ouvindo cada palavra com atenção. Procure perceber dentro de si, um desejo de ouvir cada vez mais a voz do mestre e distingui-la dos discursos que o mundo oferece.
5. Ação: Que ação o texto me leva a realizar?
A partir de agora é com você! Procure no seu dia a dia, perceber em que momentos, as suas atitudes mostram que você não está ouvindo a voz do pastor. Como também, se você está servindo de lobo, desfigurando a mensagem do Evangelho mesmo sem querer. Olhando para sua vida daqui para frente, o que você pode mudar para que Jesus possa ser o verdadeiro pastor da sua vida e da sua comunidade?
Ir. Ian Lucas Rodrigues Oliveira, INJ
Membro do instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduando em Filosofia pela UFC.