Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas…
30 de abril de 2023“Eu e o Pai somos um”
2 de maio de 2023Segunda-feira, 1º de maio de 2023 – São José Operário.
Jo 10,11-18 – “O bom pastor dá a vida por suas ovelhas”
1) Leitura: O que o texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Jesus é o Bom Pastor! Ele conduz e dá a vida por suas ovelhas e quer que todos o sigam. Como pastor afetuoso, o Senhor é perfeito; nele podemos confiar. Por isso, devemos buscar conhecê-Lo pela oração e intimidade, da mesma maneira devemos nos deixar ser conhecidos por Ele: abramos o coração e digamos-lhe de nossas alegrias e tristezas, facilidades e dificuldades, vitórias e derrotas, isso ajudará no processo de revelação-conhecimento. A medidas que criamos intimidade com o Senhor, nossa vida tem novo sentido.
2) Meditação: O que o texto me diz?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
A busca da felicidade é constante na humanidade. Somente o seguimento a Jesus e uma vida coerente com seus ensinamentos, transmitidos pelo Evangelho, nos farão alcançar a vida em plenitude, desejada por Deus, revelada em Jesus e querida por todos. Não tenhamos medo de nos deixar conduzir por Cristo, Bom e Belo Pastor.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
O trabalho de nossas mãos é oração agradável à Deus. No dia de São José Operário, pai adotivo de Jesus, e dos trabalhadores oremos com o labor de nossas mãos: realizo as tarefas de hoje (e de toda esta semana) com mais zelo e carinho, rezando através das tarefas desenvolvidas.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Meditar: o Senhor que tem conduzido minha existência? Procuro seguir aos ensinamentos de Jesus na realização de minhas atividades pessoais e profissionais?
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Repetirei ao longo dia: “O Cristo, bom pastor, conduz-me sempre no caminho do bem”.
Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos é presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis/MG; membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB.