Coerência (Lc 11,42-46)
14 de outubro de 2015Lucas 12, 1-7 – Afastemos nosso coração de toda hipocrisia
16 de outubro de 2015Lc 11, 47-54
Ai de vocês! Pois fazem túmulos bonitos para os profetas, os mesmos profetas que os antepassados de vocês mataram. Com isso vocês mostram que concordam com o que os seus antepassados fizeram, pois eles mataram os profetas, e vocês fazem túmulos para eles. Por isso a sabedoria de Deus disse: “Mandarei para eles profetas e mensageiros, e eles matarão alguns e perseguiram outros.” Por causa disso esta gente de hoje será castigada pela morte de todos os profetas assassinados desde a criação do mundo, começando pela morte de Abel até a morte de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e o Lugar Santo. Sim, eu afirmo a vocês que o povo de hoje será castigado por todos esses crimes.
_ Ai de vocês, mestre da Lei! Pois guardam a chave que abre a porta da casa da Sabedoria. E assim nem vocês mesmos entram, nem deixam os outros entrarem.
Quando Jesus saiu dali, os mestres da Lei e os farizeus começaram a criticá-lo com raiva e a lhe fazer perguntas sobre muitos assuntos. Eles queriam levá-lo a dizer alguma coisa que pudesse lhe servir de motivo para acusá-lo.
Oração: O amor é mais forte que a morte
A sociedade atual é semelhante àquela do tempo de Jesus. Muitas pessoas questionam, colocam à prova, tentam prejudicar iniciativas que tentam promover o bem, gerar vida no outro. Isso ocorre nas paróquias, nas associações de bairro, no trabalho, na escola, e em situações pessoais. Quase sempre tais situações ocorrem quando nos esforçamos para realizar algo de bom e alguém tem uma atitude que compromete o bom resultado do que planejamos ou do que almejávamos. Muitas vezes ficamos frustrados e desanimados, mas a Palavra já diz “Mandarei para eles profetas e mensageiros, e eles matarão alguns e perseguiram outros.” (Lc 11,49). Tudo isso faz parte do processo de construção do Reino de Deus. Quem busca contribuir na construção do Reino da Vida está sujeito a perseguições e rejeição a todo tempo.
E a passagem diz ainda: “Por causa disso esta gente de hoje será castigada pela morte de todos os profetas assassinados desde a criação do mundo, começando pela morte de Abel até a morte de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e o Lugar Santo. Sim, eu afirmo a vocês que o povo de hoje será castigado por todos esses crimes._ Ai de vocês, mestre da Lei! Pois guardam a chave que abre a porta da casa da Sabedoria. E assim nem vocês mesmos entram, nem deixam os outros entrarem.” (LC 11, 50-52). Entendia de Deus que pessoas que saem por aí minando os projetos que geram vida, os projetos de amor, são pessoas que sofrem agora e sofrerão até que entendam que o Amor de Deus é para todos. Mais do que entender, que façam a experiência de aproximar-se de Deus, do seu Amor e passem a viver segundo os seus ensinamentos. Pois enquanto não fizerem esta experiência não poderão desfrutar da alegria de ESTAR em Deus, sentir a sua presença amiga e o seu amor em cada detalhe da vida. Além disto, impedirão os outros de fazer esta experiência também.
Que possamos orar esta passagem, refletindo sobre algumas questões: Nos ambientes que frequento, houve alguma iniciativa positiva “de promoção do bem” que sofreu “boicote” por parte de alguém ou do grupo? Já “boicotei alguma iniciativa positiva? Por que?
Jesus foi tentado várias vezes, foi questionado e perseguido mas manteve-se firme na oração. Sua força estava na oração que o mantinha em sintonia com o Pai. A vida de Jesus superou a morte de cruz. Como diz a canção “O Amor é mais forte que a morte, grandes águas não o afogarão. Tudo passará, o Amor não morrerá, não há nenhum temor no Amor.”
Que nós também possamos seguir na construção do Reino com a convicção de que Jesus está ao nosso lado, que o Espírito Santo nos ilumina, nos dá discernimento na oração e nas decisões que temos que tomar, e que o Pai nos perdoa e nos ampara durante todo o caminho que temos que percorrer. Sigamos convictos de que Deus é o nosso grande parceiro e amigo e que a vida triunfará sobre o pecado e a morte. Amém.
Norma Parreiras da Silva- Família Missionária Verbum Dei – BH