Sabedoria para colher
1 de agosto de 2023“A Lei de Jesus: o Amor”
3 de agosto de 20232 de agosto, 4ª feira, 17ª Semana do Tempo Comum.
Mateus 13, 44-46
“O Amor: a pedra preciosa do Reino”
Leitura: O que o texto diz
Duas maneiras de viver o Reino dos Céus já aqui na terra, são revelados por Jesus. Um homem encontra o tesouro, mas para se ter acesso a ele, precisa de abdicar de muitas situações na vida. A outra maneira é demonstrada pela pedra preciosa encontrada por um comprador. Ora, a percepção não é para qualquer um sobre o valor do Reino para a vida. Às vezes, quando menos se procura, acha, e outras vezes, é buscando que se encontra. As duas realidades necessitam de sabedoria e fé para lidar com elas. O Reino do Céu, escondido em nossos corações e passa bem despercebido. Porém, se o buscamos de verdade, o vemos. E nessa busca, há o desapego do orgulho, da ganância, da inveja, ou seja, a consciência daquilo que não é para nós. Ao abrirmos nosso campo interno, as transformações surgem gradualmente, e, quando de repente, nos enxergamos diferentes, damos conta que tratamos o outro com mais amor, mais fraternidade e mais solidariedade.
Meditação: O que o texto me diz
Aprofundando nesta passagem, faça a seguinte pergunta: “O que é mais precioso para mim? Uma lista de preceitos como condição para ser salvo, ou viver o amor incondicionalmente?”. Se ainda os preceitos são tesouro para você, Jesus quer te ensinar sobre o amor. Abra seu coração.
Oração: O que o texto me faz dizer
A pedra preciosa brilha em nossos corações através de toda vivência de amor. O Reino do Céu nos prestigia com Jesus Cristo, a chance de vivermos, descobrirmos e sentirmos o que é o grande tesouro. Ore a Deus e peça um coração aberto e deixe a preciosidade brilhar em sua vida.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Caso seja necessário, releia o texto. Jesus está a brilhar em nossa vida, mas, com a nossa alma turva de preocupações, ouvindo os nossos próprios demônios falarem mais alto, não conseguimos enxergar e nem senti-lo. Reconheça a necessidade e a hora de dar ouvidos àquilo que leva você pra perto de Jesus e mais distante do pecado. Prefira ser guiado pelo Espírito de Deus.
Ação: O que esse texto me faz agir
De coração aberto, encontramos os tesouros em nossas vidas, discernimos sobre a forma de ter a posse deles, e juntos, caminhamos com o testemunho do amor, nos solidarizamos com quem está necessitado, e consequentemente, levamos o brilho da pedra aos que necessitam vivenciar a experiência do tesouro tão valioso, o Reino de Deus.
Mércia da Silva Pereira*
Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduada em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.