O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior
9 de fevereiro de 2022‘Abre-te!’
11 de fevereiro de 202210 de fevereiro, 5ª feira da 5ª Semana do Tempo Comum.
Mc 7,24-30
Leitura: O que o texto diz?
O Evangelho de hoje nos diz que a salvação veio para todos, ela não é privilégio de alguns. Jesus é surpreendido por uma mulher pagã, considerada impura e pecadora, pois não fazia parte do povo escolhido. Descobrimos que não é mais a raça ou a lei que unem as pessoas a Deus, mas o verdadeiro encontro com a salvação trazida por Jesus que desperta o novo e faz com que as pessoas retornem à vida e à libertação.
Meditação: O que o texto me diz?
O Evangelho nos mostra Jesus em território pagão e ali é desafiado por uma mulher sírio-fenícia que pede a cura de sua filha. Jesus fica admirado com tamanha fé da mulher e atende seu pedido. Ao realizar um milagre em favor de uma mulher pagã, muda à condição dos estrangeiros, e os inclui no projeto de Deus, indicando que a salvação é para todas as nações.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de acolher a salvação e a libertação que ele te oferece a cada dia e a coragem capaz de superar preconceitos e distâncias. Peça que Ele te liberte de todo mal e apresente as tuas necessidades.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
E Jesus lhe disse: “Por causa da tua palavra, vai: o demônio saiu de tua filha.” O apelo que a mulher faz e a fé que ela tem em Jesus é tão forte, que Jesus acolhe o seu pedido e a filha fica curada. Ter a convicção de fé desta mulher é realmente um desejo de todos nós. Desanimamos muito rapidamente, esquecemos quem é Jesus, não acreditamos nele. Que a desta mulher nos inspire no dia-a-dia a uma fé firme em Jesus.
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Diante das dificuldades como tens vivido a tua fé? Você tem a humildade de reconhecer a ação de Deus em sua vida nas pequenas realidades e situações? Quando se trata de fé, uma das primeiras mudanças/conversões que precisamos é a da mentalidade. É muito comum confundir fé e crença, sem perceber que não se trata apenas de acreditar, mas de aderir com sua própria vida ao projeto de Deus. A fé autêntica gera o comprometimento com o Reino de Deus. Por isso, é essencial que você se pergunte até que ponto há realmente este comprometimento com os valores do Evangelho. Comprometer-se cada vez mais é o segredo da fé autêntica.
Equipe do Lectionautas